quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Santa paciência!

Impressões pessoais e profissionais
por Débora Martins

Gente chata, falação, papinho de aranha e reclamação. Se for às vezes tudo bem, mas geralmente tudo o que queremos é só chegar ao escritório e trabalhar tranqüilamente.
Mas quem disse que você tem que aturar tudo isso? Já sei, ou melhor desconfio que foi a D. Paciência.
Nem sempre é fácil tê-la, dizem até que paciência é uma dádiva. De fato, poucas são as pessoas que verdadeiramente conseguem suportar os males ou os incômodos alheios sem se queixar.
Pois é, sempre é tempo de mudar e tornar-se mais tolerante, afinal isto faz parte da convivência humana, principalmente no ambiente organizacional. Ei! Eu sei que é fácil falar... Então, tenha paciência comigo também... Hahah...

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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
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quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Quem canta os males espanta

Impressões pessoais e profissionais
por Débora Martins

O João é um colega de trabalho super alto-astral. Quase o tempo todo ele está sorrindo ou fazendo algum tipo de piada. Mas na hora de falar sério é diferente. Talvez ele seja uma das poucas pessoas que conheço capazes de separar o lado pessoal do profissional.
Uma das coisas engraçadíssimas que ele faz é se lembrar de uma música no meio da conversa. Faz a gente se divertir e até cantar um pouquinho. Entre a letra correta e os "tananans" damos boas risadas. Além disso, João tem uma memória de elefante, e ainda por cima é eclético. Faz a gente viajar pelos anos 60, 70, e principalmente pela década de 80. Mas o mais interessante é que seu trabalho rende e seu dia passa rapidinho. Por favor, dê-me um tom de sua voz.

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Cultura organizacional - Já estava assim quando eu cheguei!

Respondendo aos alunos da FEI – Campus SBC/Liberdade - SP
(Ref. Palestra Relações Interpessoais)

“Uma cultura organizacional já existente em uma empresa, afeta as relações interpessoais(...)?” – Marisa, aluna de administração, Campus SBC.

Olá Marisa, obrigada por sua questão. Vou respondê-la em duas partes:
1º Cultura organizacional - é o conjunto de valores, hábitos e normas que são compartilhadas por todos dentro de uma organização. Trata-se do resultado das percepções dos dirigentes, gestores e demais colaboradores, ou seja, reflete a mentalidade que predomina na organização.
2º Relações Interpessoais x Relações de trabalho – As pessoas são produtos do meio em que vivem, tem emoções, sentimentos e agem de acordo com o conjunto que as cercam, seja no espaço físico ou social.
Fiz esta separação, com algumas explicações, para ressaltar a importância de compreendermos como somos afetados pela dinamização destas relações.
Um exemplo prático: É muito comum um colaborador recém contratado querer promover mudança assim que chega na empresa, pouco tempo depois se frustra e perde o brilho. Isso geralmente ocorre por não conseguir compreender que existe um conjunto de normas existentes na empresa.
Portanto, sim, a cultura organizacional afeta os indivíduos e as relações de trabalho. Entretanto, cabe a cada colaborador aceitar, agregar e se adaptar.

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segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Foto da semana – Coisas simples da vida

Dedicar-me à família, a minha casa, ao meu amor e aos meus amigos é algo que até me emociona. Às vezes pego-me a refletir sobre como os grandes prazeres da vida são encontrados nas pequenas coisas. Ficar em casa de bobeira assistindo a um bom filme, lendo um bom livro, brincando com meu sobrinho, namorando ou reunindo os amigos para um jantarzinho são sem dúvida momentos muito agradáveis.
Para quem deseja cultivar um melhor relacionamento com os parentes e amigos, não existe momento melhor. Agora é a hora! Sempre é tempo de gentilezas, dar e receber carinho e amor, sim e também abrir belos sorrisos.

¶ Que ninguém se engane: só se consegue a simplicidade através de muito trabalho."
- Clarice Lispector

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Quero maçãs - Dia do professor

¶ Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."
- D. Pedro II

Poderia escrever um manifesto, indignar-me e culpar o governo brasileiro por não dar o devido valor ao trabalho que realizamos. Mas ao invés disso quero ficar só com as maçãs. Amo ser professora e sou muito grata aos alunos que me deram a oportunidade de ensinar-lhes algo.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Foto da semana – Um pouquinho de vaidade

¶ Todo o bem que dizem de nós não nos diz nada de novo.”
- François de La Rochefoucauld - Escritor, Moralista

Ser percebido, admirado ou elogiado. Será que todo mundo gosta?
A idéia de estar em evidência é bem atraente, sim, mas há quem não goste de ser chamando de vaidoso.
Geralmente uma pessoa vaidosa trabalha na construção de uma imagem atraente em vários aspectos com a finalidade de receber admiração dos outros.
Para algumas pessoas a vaidade ajuda a resgatar a auto-estima. Já para outras pode despertar a ganância pelo poder. Mas uma coisa é certa, quando alguém começa a ficar mais vaidoso logo surge um olho invejoso para repreendê-lo.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Palestra: “Motivação um Diferencial Competitivo”

Dia 15/10 às 9h venha assistir a palestra “Motivação um Diferencial Competitivo”.
Ligue e garanta sua inscrição: (11) 3809-9400

Palestra gratuita, ministrada em São Paulo, na sede do instituto Via de Acesso.
Local: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2050, 12o andar
(próximo à estação Brigadeiro do metrô).

As palestras têm em média duas horas de duração e as vagas limitadas.
Traga 1Kg de alimento não perecível – Doação para o Banco de Alimentos.

Inscrições: http://www.viadeacesso.org.br/via_empresa/capacitacao.asp

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Dinâmica: Sorriso Milionário


Impressões profissionais
por Débora Martins

Ah! Pessoal, eu adoro essa dinâmica.
Hoje peguei uma turma de TI, e como sabem, em sua maioria, os técnicos não gostam lá muito de participar de dinâmicas de grupo. Mas esta é especial, não tem escapatória.
Geralmente coloco metas para conquistar a confiança do grupo. Antes do primeiro intervalo para o coffee break quero conseguir, no mínimo, um sorriso do aluno/participante mais carrancudo. Minhas técnicas são infalíveis (com toda pretensão). Humilde, não?...Hahah
Brincadeiras a parte, quebrar esta barreira inicial permite que o trabalho fique mais leve e descontraído.
Bem, vamos ao dita cuja:

Material: Você vai precisar de bolinhas de papel amassado, pode ser rascunho.

Objetivo: Como já disse, essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo, sendo assim, aplique no início do treinamento.

Como conduzir:
Cada bolinha de papel vale R$ 1.000,00
O instrutor deverá distribuir para cada participante cinco bolinhas de papel.
Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro. Em seguida devem parar diante do escolhido, olhar fixamente nos olhos dele. O companheiro não pode rir. Ambos devem se manter sérios, mas quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa que se manteve firme.
Vence quem terminar a brincadeira com mais sorrisos, ou seja, com muito "dinheiro". Experimente!

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terça-feira, 6 de outubro de 2009

Foto da semana – A vingança dos bebedouros


Nesta semana eles dominaram. Quem? Os bebedouros.
Disseram: “Chegou a hora da vingança!”
Pois é, cansados, eles se reuniram para falar mal de todo mundo no escritório. Acho que isso não vai acabar bem...Glup, glup...Hahah

“Gringo” paga mais caro

Impressões pessoais e profissionais
por Débora Martins

Quando viajamos pelo litoral norte de São Paulo, minha família e eu mergulhamos no clima de férias e, nos permitimos a todo tipo de extravagância. Comemos, bebemos, rimos e exageramos em tudo, inclusive no sol. Afinal, estávamos de férias, não é verdade?
Um dia, entramos numa loja e começamos a rir das estampas e frases maliciosas das camisetas. Enquanto nos divertíamos, percebemos os olhares estranhos dos funcionários. Porém mais estranho ainda foi perceber que estavam alterando os preços naquele momento. Até que minha irmã reclamou. A moça do caixa, sem graça comentou – Ah! Vocês são brasileiros.
Conclusão: Gente bronzeada é turista, logo paga mais caro.

Infelizmente ainda hoje, muitas empresas subestimam a inteligência de seus clientes. Na prática, melhor que tentar “se aproveitar”, ou melhor, extorqui seu cliente. Que tal só atendê-lo de forma honesta e gentil? Não era este o caso, mas mesmo que o cliente não fale seu idioma, também é capaz de reconhece números e um pouco sobre conversão de moedas.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O mês da criança chegou!

Impressões pessoais
por Débora Martins

Apesar de (ainda) não ter filhos, adoro crianças. Pra compensar tenho três sobrinhos, duas moças, Beatriz e Laís e o pequeno Edgard. Bem, nem preciso falar que são lindos, lindos, lindos, não é?
Pois é, não existe criança feia. Elas são, sim, muito espontâneas. Se uma criança não gostar do beijo que você deu na bochecha dela, vai limpar com manga da blusa...Hahahah
Ah! Crianças. Os pequeninos são espontâneos e despertam em mim sentimentos maravilhosos de alegria e esperança. Portanto, divirta-se com suas crianças ou com as crianças dos outros :o)

¶ Não quero adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;
e velhos, para que nunca tenham pressa.
- Oscar Wilde

Segredinho: Apesar de grande sou super criançona, mas não conta pra ninguém, tá?