sábado, 30 de janeiro de 2010

Foto da semana – A floresta do Avatar

Salve, salve Leitor!

Quase no último segundo (dia)... Ufa! Consegui dar uma espiadinha na Campus Party 2010. Na próxima edição serei campuseira, com certeza.
Como não poderia ser diferente a foto da semana é do jardim robótico que brilha e encanta os visitantes da Campus Party. E vamos combinar, que lembra a floresta do Avatar, ah lembra!
Enfim, desejo a você uma semana rica, colorida e muito iluminada.

Abraços,
Débora Martins

¶ Belo, é tudo quanto agrada desinteressadamente.
- Emmanuel Kant

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Brilhe. Você pode!

Impressões pessoais e profissionais
por Débora Martins

¶ Nós somos do tecido de que são feitos os sonhos.
- William Shakespeare

Ah! O Sol. Simplesmente amo o Sol, inclusive queria até saber porque a mãe não me batizou com este nome. Boa, vou perguntar ainda hoje.
O Sol, tal como outras estrelas, brilha e encanta. Não me diga que nunca quis queimar sua retina ao encara-lo sem proteção, não?
Lindo, lindo. O Sol tem um poder curativo, faz a gente rir. Com ele ficamos mais dispostos e mais felizes. É o símbolo dos otimistas.
Pois é, a luz afugenta a escuridão e tudo é visto da forma mais clara, transparente, honesta e franca possível. Obviamente, muito do que aparece nem sempre é de todo agradável, mas ao menos lidamos com a vida de uma forma justa e, a partir de uma visão mais assertiva.
Ops! Dá uma brecha e eu já começo a filosofar...Heheh
Mas voltando ao Sol, perceba que ele não desiste nunca. Mesmo quando o céu está forrado de nuvens negras ele renina absoluto, ainda que não possamos vê-lo.

Sol Martins (Ah! Não custa sonhar, vai?!)


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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
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terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Blog Aprovado! – Meu selo vai para...

Olá amigos blogueiros, salve, salve!
Gostoso dar selinho, não é? A Hebe que o diga...Heheh
Pois é, hoje acordei com vontade de indicar blogs e separei alguns que merecem sua visita. Como sempre, meu selo é uma forma de afeto. Quem ganha é porque têm carisma, originalidade, conteúdo e diversidade de informações. Dar meu selo também é uma forma de agradecer a quem sempre visita meus quatro blogs (Esse, Mulheres com QI, Feliz de Verdade e Minuto Atender Bem) e contribui com comentários edificantes e carinhosos. São eles:

Fernando Monção
http://fernandomoncao.blogspot.com

Biana Bac
http://www.gifsdabac.blogspot.com

Lê Minduim
http://nessemeumundosohmeu.blogspot.com

Paulo Cuba
http://palavrasdeumbruxo.blogspot.com

Pr. Adolfino
http://inspiracoesmatinais.blogspot.com

Renato João
http://www-baixandonaweb.blogspot.com

Simone Ben
http://souvoz.blogspot.com

Tatiana Freire
http://tatti-freire.blogspot.com

Lourdes Neves
http://arquteturaseaventuras.blogspot.com

Leonardo Pançardes (novinho em folha)
http://leonardopancardes.blogspot.com


Nota de rodapé

Meu selo pode ser distribuído, retribuído e ignorado também. Não é uma forma de criar vínculos, nem tem regas para sua exibição. Entenda como reconhecimento.

Dedicação total ao cliente

Impressões profissionais
por Débora Martins

Atender bem virou moda entre as grandes redes do comércio varejista no Brasil! Isto é uma afirmação, certo?
Pois bem, daí alguém me retruca imediatamente: “Mas Débora, eu fui outro dia na loja X e não fui bem atendido...”
Obviamente ainda estamos sujeitos a isso. O vendedor ou atendente talvez não esteja num bom dia (é um ser humano, vale lembrar). Talvez o pessoal do RH tenha disponibilizado para atendimento um colaborador que ainda não recebeu treinamento. Acontece.
Mas juntando tudo, percebemos que muitas empresas vêm se esforçando para tornar o contato com clientes uma experiência que proporcione satisfação, que surpreenda e vá além de uma transação de compra e venda. Como consultora sinto uma preocupação genuína. As empresas que já sacaram, se deram bem, quem ainda não, gasta com marketing e não tem retorno. Xi! O bom mesmo é estar atento e se perguntar: Quais são as empresas que estão em alta? Quem fatura mais? Quais exemplos devem ser seguidos? Responda, observe e imite (com originalidade, né!).
Como diz minha mãe: “Quer ser um vencedor, então preste atenção em que está ganhando”. Eu procuro praticar, e você?


Nota de rodapé
Ainda bem que sua empresa não precisa colocar uma placa desta na entrada, não é verdade?


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segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Foto da semana – Repertório


¶ Ficar orgulhoso com o conhecimento é ficar cego com a luz
- Benjamim Franklin

Olá Leitor,

Que prazer tê-lo comigo novamente!
Sabe, hoje minha mente está ágil e receptiva, ávida para expandir meus conhecimentos e incrementar meu repertório. Isso me faz mais curiosa e atenta às idéias dos outros. É tão bom!
E repertório. Conjunto de todo conhecimento que armazenamos e que com o passar do tempo se modifica e confirma nossos valores e ideais. Costumo dizer que são as sacolinhas que carregamos para onde vamos. Se estiverem vazias...Humm Não dá muito papo. Mas se cheias, as mentes transbordam!
Pois é, mas também de nada me adianta criar um vasto repertório de informações se não souber gerencia-lo, não é verdade? A graça está em compartilhar pontos de vista e trocar idéias. Mesmo que discordantes.
Linda semana pra ti!

Abraços,
Débora Martins

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Agenda de palestras gratuitas 1º semestre 2010

Em 2009 foi um sucesso!
Não fique de fora. Venha conhecer o trabalho da jornalista e palestrante Débora Martins. Suas apresentações, artigos, livros e vídeos são esclarecedores, inspiradores e divertidos. Ao término da palestra você estará energizado e pronto para agir. Inscreva-se já!

Março
4 – Atendimento “Como Atender bem?”
25 – Motivação – “Motivação um diferencial competitivo”

Abril
1 - Atendimento “Como Atender bem?”
8 – Vendas “Vender também é humano”

Maio
6 – Atendimento “Como Atender bem?”
13 – Motivação – “Motivação um diferencial competitivo”

Junho
10 – Atendimento “Como Atender bem?”
17 – Vendas “Vender também é humano”

Julho
1 – Atendimento “Como Atender bem?”
15 – Motivação – “Motivação um diferencial competitivo”


As palestra são gratuitas*, ministradas em São Paulo, na sede do Instituto Via de Acesso.
Local: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2050, 12o andar
(próximo à estação Brigadeiro do metrô).

Horário: 9h – 10h30

Vagas limitadas.

Inscrições:
Antecipe-se! Ligue e garanta sua inscrição: (11) 3809-9400
http://www.viadeacesso.org.br/via_empresa/capacitacao.asp


* Participe doando 1Kg de alimento não perecível para o Banco de Alimentos.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Quer compartilhar?

Impressões pessoais e profissionias

Segunda-feira é sempre importante, não é verdade?
Dia de colocar a vida em ordem, trabalhar bastante, rever nossas metas, trabalhar bastante, organizar a agenda, trabalhar bastante... Ufa! Melhor para por aqui...
Nos últimos meses venho recebendo diversas perguntas e, estou respondendo a todas diretamente no blog. Com muito carinho e na medida do possível, é claro.
O curioso é que para cada pergunta que respondo, na maioria das vezes a pessoa que acaba de ter a questão respondida faz mais outras tantas perguntas. Será que são insaciáveis? ...hehehe!
Não. Bem, na verdade são muitas as dúvidas e poucas pessoas com respostas, dicas, soluções ou até mesmo, disposição para tal.
A questão é que vivemos tempos em que se exigem soluções imediatas de prateleira, e pior, ainda querem personalizadas. Por isso é importante aprendermos a nos relacionar para obter o que desejamos das pessoas de forma simpática, empática e, sobretudo respeitosa.
Como diria Confúcio "Se você tem uma laranja e troca com outra pessoa que também tem uma laranja, cada um fica com uma laranja. Mas se você tem uma idéia e troca com outra pessoa que também tem uma idéia, cada um fica com duas."
A dica da semana é compartilhar, assim todos ganham sempre.

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Foto da semana: Tire o bode!

Essa é uma daquelas histórinhas que a gente recebe de vez em quando. Hoje, por ser segunda-feira cai bem.


Tire o bode
Certa vez, um homem foi até um sábio para descarregar suas reclamações; morava em uma palhoça, com crianças berrando o dia inteiro, a sogra reclamando de tudo, a mulher que só não ficava suspirando pelos cantos porque não havia cantos disponíveis.

O sábio pensou, pensou, e perguntou;
- Você cria um bode também, certo?
- Certo.
- Então, coloque esse bode dentro de casa.
- Como é que é? Como isso vai melhorar minha vida?
- Experimente fazer o que eu disse por uma semana.

Bom, lá foi nosso herói colocar o bode dentro de casa. E depois de uma semana, voltou ao sábio;

- Pomba, sábio, coloquei o bode em casa e as coisas só pioraram. O bode está comendo os poucos móveis que temos, ameaçando chifrar as crianças, fica berrando a noite inteira e não deixa ninguém dormir, fora o cheiro horrível que está pela casa.

- Bom, tire o bode de casa e depois volte aqui.

E o sujeito voltou depois de uns dias, só sorrisos;

- Sábio, muito obrigado! Minha casa agora é um paraíso! Sem o bode lá dentro todos se dão melhor, as crianças podem andar sem medo, minha sogra está toda animada escolhendo novas coberturas para os móveis, a casa está cheirando a limpeza...

Moral: Essa história acontece muito em nossa vida. O problema é que, muitas vezes, somos nós mesmos que colocamos o bode ali. E não o vemos. Passamos a culpar tudo e todos, a buscar soluções mirabolantes para resolver os problemas auto-impostos quando só o que é preciso fazer é tirar o bode de casa.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Meu cliente = Meu sucesso profissional!

Impressões profissionais
por Débora Martins

A Isis de Linhares-ES, mandou o seguinte e-mail – “...trabalho no callcenter de uma empresa de software, tenho algumas dificuldades em conseguir dar um retorno mais rápido para meu cliente e isso acaba atrapalhando e gerando insatisfação ... Gostaria de algumas dicas... como posso fazer para melhorar meu trabalho e atender meus clientes da melhor forma possível”

Leitor, antes de qualquer colocação é importante pedir sua atenção para o texto da Isis. Repare como ela trata o cliente – o cliente é dela, percebeu? Pois é, por este motivo que quer se aprimorar, para atender “da melhor forma possível”.

Isis você está de parabéns! Sua preocupação é digna de uma profissional intraempreendedora – Alguém que se preocupa em dar o melhor de si e, transmitir uma boa imagem da empresa onde trabalha.

Sobre sua questão, posso dizer que clientes de TI são simples de atender quando compreendemos suas urgências e demandas e, sobretudo, agimos com maior empatia.
Obviamente que todas as empresas dos mais váriados seguimentos têm suas urgências. Entretanto, os profissionais de TI são mais objetivos e necessitam de um retorno não só breve, mas muito claro.
Dicas que funcionam:

  • Desenvolva um dialogo aberto com seus clientes;
  • Dê retorno para informar o estado de sua solicitação;
  • Fale a verdade – o cliente prefere que seja honesta;
  • Transmita credibilidade – Forneça informações confiáveis;
  • Ouça, registre e passe a diante.

Por experiência, atendo clientes de TI na parte de treinamento desde 1999. Resumindo... Quando aprendemos a ouvir com empatia e a argumentar de forma objetiva, jamais iremos gerar atritos ou insatisfações.

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segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Loucos por afeto

Impressões pessoais e profissionias

O prazer e a felicidade vêm dos nossos relacionamentos, é fato. Nos amigos, na família, nos companheiros de trabalho e na vida sentimental.
Porque é esse pessoal que a gente tem. É esse povo que gosta da gente, não é verdade? Cada gesto, cada palavra, uma ligação no meio do dia, um abraço apertado. Como isso é bom!
Minha amiga Giovanna sempre diz: “Caríssima, caríssima! – Sua amizade não tem preço”. Eu fico inflada...Hahah
Acredito que você também goste de receber este carinho, não é?
Pois é, pois é... Mas é só quando observamos estas pessoas de forma mais carinhosa é que percebemos como são interessantes, bonitas e inteligentes. Há quem despreze o afeto, digo que é louco, pois o valor das nossas relações é inestimável.
Porém, a disposição para fazer de cada momento de convívio algo especial, é só nossa.

Uma semana abençoada pra você!

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domingo, 10 de janeiro de 2010

Foto da semana - Você pode ser o sol

Tudo de bom, a quem é feliz e, também, a quem é só aprendiz. Que brilhe!
Hoje, dê vazão ao seu lado lúdico, e divirta-se sem culpa. Sorria, mesmo que seja uma segunda-feira, e daí? Talvez seja um dia maravilhoso, perfect, mas, tudo depende apenas de uma atitude positiva de sua parte, não é verdade?

Que sua semana seja rica e abençoada :o)
Beijo no coração!
Débora Martins

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Clientes gostam de pós-venda, sabia?

Impressões profissionais
por Débora Martins

Hoje respondo duas perguntas enviadas por Monique de São Paulo: “Boa tarde Débora! Qual o diferencial no pós-venda? O que você acha que pode ser feito para inovar nesse setor?”

Ah, se as empresas soubessem...
Monique, quando o assunto é pós-venda devemos lembrar que antes de chegarmos a este ponto houve: a oportunidade; o desafio; o relacionamento, para finalmente, ocorrer a conquista.
Foi fácil? Acredito que não. Mas depois de tudo isso o cliente é simplesmente abandonado.

Pois é, o diferencial no pós-venda está no relacionamento sincero e cordial para com nossos clientes. Parece obvio, mas não é. O cliente quer se sentir ouvido, compreendido e assistido pela empresa fornecedora. Quer que alguém responda suas dúvidas mais simples e, ninguém melhor para atendê-lo do que o próprio vendedor.

para inovar precisamos antes fazer o básico, porque inovação requer ousadia e coragem para fazer algo diferente da concorrência.
Cada empresa no seu seguimento pode introduzir novidades que surpreendam seus clientes. Vale ressaltar que é preciso preparo e investimento.

Vou citar um exemplo:
Uma empresa que presta serviços de TV por assinatura pode ligar para seus clientes e surpreendê-los com uma mensagem de boas-vindas, além de ofertar um brinde, que pode ser a liberação de um determinado canal, por X período de tempo para degustação.

Viu que legal?

Enfim, juntando tudo, pós-venda é condição fundamental para cultivar um bom relacionamento com seus clientes. Vale a pena investir, eu garanto!

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segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Ano novo, vida nova?

Impressões pessoais e profissionais
por Débora Martins

Bem, independentemente de qualquer resposta quero que receba meu abraço carinhoso. Estou cheia de saudade e desejo-lhe um ano simplesmente espetacular.
Mas fazendo uma reflexão fria e analítica em relação aos fatos do mundo. Há momentos em que de nada adianta mudar de ano sem mudar de atitude, não é verdade? Pois é, precisamos reagir às circunstâncias. Agora falo da importância de não só pensar positivo, mas de manter este pensamento constantemente.
Sim senhor, sim senhora! É preciso manter o otimismo, mas com uma postura reflexiva. Pensar que as coisas irão melhorar por si só, não basta, temos que fazer a nossa parte nos empenhando e assumindo um compromisso com nosso próprio sucesso. O momento exige. É como meu pai sempre dizia - "Levanta, joga água fria no rosto e vai trabalhar". Eu nunca me esqueci disto, nunca. É hora de fazer acontecer!

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domingo, 3 de janeiro de 2010

Foto da semana – É hora de se mexer. Bora lá?!


Comemos, bebemos, agradecemos, abraçamos, choramos e nos emocionamos muito, mas agora é hora de se mexer, não é verdade?
Não é brincadeira, mer’mão! Muita energia positiva, trabalho duro e entusiasmo para começar um ano que talvez seja o melhor de sua vida. Já apagou as velinhas de 2009? Então pronto. Coragem e mangas arregaçadas.
Beijo no coração e ótima semana :o)