segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Reclamar ou Sugerir?

por Débora Martins

Uma história verídica

Certa vez, um amigo entrou em meu escritório com uma bela cesta de produtos importados.
Vinhos, azeitonas, chocolates e outros produtos de encher os olhos.
Minha surpresa foi descobrir que a cesta era para mim.
- É um presente pra você!
Disse ele, feliz da vida.
Sem entender absolutamente nada, mas extremamente lisonjeada, passei a ouvi-lo atenciosamente.
Durante horas me falou sobre a maneira de nos expressarmos, e de como podemos obter benefícios aprendendo a persuadir as pessoas.
Aprendi muito neste dia, mas uma coisa ainda me intrigava.
Foi quando perguntei:
- Roberto, o que fiz para merecer o presente?
- Ora! Ensinou-me a diferença entre reclamar e sugerir!
Recordou-me de uma situação que vivenciamos juntos num shopping de São Paulo.
- Débora, neste dia eu comprei um produto com aspecto e odor anormal; estava enfurecido, queria quebrar a loja, reclamar, agredir o primeiro que estivesse à minha frente; antes de todo esse desgaste de energia você disse:

- Roberto, calma, sugira a esse povo que preste mais atenção, mas olha o tom de voz e as palavras!

- Ganhei esta cesta da loja e vim trazê-la para você, pois me ensinou a diferença entre reclamar e sugerir - disse ele.

Obrigada, Roberto!


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário