segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Equipe: reflexo do líder

por Débora Martins

Tivemos nestes últimos anos a oportunidade de conhecer diversos modelos de gestão. Seja na política, nas empresas ou em nossa comunidade, sempre foi possível perceber que todos os olhos e ouvidos se voltam para a forma como o líder vai utilizar a autoridade com sua equipe.
Constantemente avaliado por seus subordinados e superiores, o líder sofre pressões de todos os lados.
As transformações comerciais na velocidade da Internet exigem deles maior flexibilidade para administrar as informações e disseminar conhecimento.
Os líderes passam de “encarregados” para facilitadores, em diversos processos antes subdivididos.
É neste momento que a postura do líder faz toda a diferença.
Portanto um líder deve:

manter a relevância e o significado do propósito, das metas, da missão e dos valores de sua empresa;
interagir com sua equipe de forma estritamente profissional;
construir senso de compromisso e confiança;
encorajar seus subordinados a assumir os riscos fundamentais para o crescimento e desenvolvimento;
agir com imparcialidade no gerenciamento das relações interdepartamentais.
E, sobretudo, interagir de forma orgânica na execução de suas tarefas.


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