quinta-feira, 24 de março de 2011

Atendendo o e-cliente

Impressões profissionais
por Débora Martins

Após 20 anos de Código de Defesa do Consumidor o mundo se tornou online e já passou da hora de pensarmos offline, não é verdade?
O “boca a boca” agora é digital e cada vez mais poderoso. Não existe mais consumidor bobo, desinformado ou que nunca tenha ouvido falar de determinado produto ou serviço.

Os sites de compra coletiva e as redes sociais apresentam aos consumidores um verdadeiro oásis de possibilidades. O cliente compra, indica, opina e, compra novamente... Infinitamente.
Estamos com a faca e o queijo na mão. Pois, vende mais que consegue atender de forma completa as necessidades destes consumidores.

Vale lembrar que usuários, clientes virtuais ainda são seres humanos. Enganam-se os que pensam que clientes virtuais não merecem a mesma atenção, cuidado e respeito tão apreciados num contato face a face.
Pois é, e os profissionais envolvidos nos processo, obviamente, devem ter competência e flexibilidade para atender crescente demanda por qualidade nesta nova realidade.

De um modo geral posso dizer que a melhor e, mais eficiente forma de atender o cliente atual está em compreender que seu poder de comunicar foi ampliado, pois, se tornou um formador de opinião não só entre seus amigos e familiares, mas perante todo o mundo digital.

E este tipo de “comportamento consciente” se aprende e, é ao mesmo tempo um mix entre contato pessoal e virtual.

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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

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