terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Terapia de R$ 1,99

Quando recebi esta foto por e-mail quase morri de rir...



PORQUE FAZER TERAPIA CUSTA CARO?

Não é fácil ser terapeuta. Além da graduação e pós-graduação, são necessários cursos de formação específica de longa duração, além de meses ou anos fazendo terapia para se conhecer melhor. E, finalmente, só uma experiência clínica razoável possibilitará ao psicólogo lidar adequadamente com os mais variados tipos de pessoas que o procuram para fazer terapia. Portanto, são muitos os requisitos para se tornar um bom psicólogo, e implica num alto investimento humano e econômico.

Cabe ao terapeuta analisar e promover a modificação do comportamento do cliente. Essa é uma tarefa complexa que demanda conhecimento e tempo. As mudanças não são rápidas porque ao longo da vida desenvolvemos padrões de comportamento para certas situações de vida, em função de nossa experiência de vida. Entretanto, nem sempre tais padrões são os mais adequados.

Para analisar e alterar os padrões inadequados de comportamento o terapeuta precisa que o cliente descreva os diversos ambientes em que está ou esteve inserido, além de identificar as ações, pensamentos e sentimentos deste. Só a partir daí é que serão discutidas estratégias para a alteração de comportamentos pouco funcionais, e a introdução de novos comportamentos podem ser conflitantes com os velhos hábitos, exigindo do cliente e do terapeuta sabedoria, paciência e persistência até que o cliente consiga alterar sua forma de ver o mundo e agir de forma diferente em relação às suas dificuldades.

Percebe-se, portanto, que um processo dessa natureza envolva maior tempo e esforço. Mas as mudanças alcançadas certamente trarão benefícios significativos para o cliente, representando uma melhor qualidade de vida.

Fonte: CEMP - Centro de Estudos em Psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário