segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Um jeito novo de ouvir

Impressões Pessoais
por Débora Martins

Sabe o Tody, aquele meu amigo gringo que já citei em outras edições?
Pois é, se você não se lembra, tudo bem. O que realmente importa é a última que ele aprontou. Por ser muito criativo às vezes inventa algumas coisas, passa a brincar com estas situações e eventualmente as incorpora a seu trabalho. Agora, por exemplo, ele desenvolveu o método “i”. Funciona mais ou menos assim: quando está conversando com alguém e a pessoa termina de falar ele diz “I?”, com a entonação adequada. Coisa nova, que aprendeu no Brasil.
As reações são diversas, é muito interessante. Algumas pessoas repetem o que acabaram de dizer, outras se aprofundam no assunto, e em alguns casos argumentam com veemência. Poucas vezes as pessoas se irritam ou agem de forma grosseira. O novo método do Tody, em alguns casos, pode ser bem eficaz, pois transmite a idéia de que somos bons ouvintes e faz com que o outro tenha uma oportunidade de se expressar de forma mais abrangente. E não é que o negócio funciona?
“I?”, como disse, pode ser útil em entrevistas de emprego, por exemplo.
“I?” Vamos acabar com este editorial e deixar o leitor experimentar.
“I?”...

Quer ouvir? http://www.atenderbem.com.br/podcast/metodoi.mp3

--------------------------------------------------------------------
Notas de rodapé
Você sabia?
Uma maneira importante pela qual a percepção se torna consciente é através da Atenção que, em essência, é a focalização consciente e específica sobre alguns aspectos ou algumas partes da realidade. Assim sendo, nossa consciência pode, voluntariamente ou espontaneamente, privilegiar um determinado conteúdo e determinar a inibição de outros conteúdos vividos. Portanto, reconhece-se a Atenção como um fenômeno de tensão, de esforço, de concentração, de interesse e de focalização da consciência.

-------------------------------------------------------------------

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário