quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Id, Ego e Superego

Impressões profissionais
por Débora Martins


Imagine-se satisfazendo seus desejos mais primitivos. Comportando-se de forma diferente do habitual sem que você perceba. Tomando decisões e agindo de modo a contrariar seus interesses sem que você saiba como. Infelizmente, isso pode acontecer. A única forma de combater esse efeito é conscientizar-se ao máximo de si mesmo e desses pequenos atos que podem, inclusive, prejudicar o contato com outras pessoas.
Pois é, tudo acontece dentro da gente. E, se em algum momento sentir-se emocionalmente perturbado, evite confrontos. Ao invés disso, procure confrontar-se consigo mesmo.

Freud explica!
Lembra do ID, Ego e Superego?
Uma teoria psicanalítica desenvolvida por Freud baseada em sua experiência clínica. De acordo com a teoria estrutural da mente, o id, o ego e o superego trabalham em diferentes níveis de consciência em constante movimento entre lembranças e impulsos.

Id: Princípio do prazer - fonte de energia psíquica e o aspecto da personalidade relacionado aos instintos, pulsões, as quais estão sempre ativas. O id quer satisfação imediata, sem pensar nas consequências.

Ego (eu): Princípio da realidade - aspecto racional da personalidade responsável pelo controle dos instintos, pelo equilíbrio. Embora também contenha elementos inconscientes, pois evoluiu do id.

Superego: Princípio da moral - o aspecto moral da personalidade, produto da internalização dos valores. Serve como um censor das funções do ego (contendo os ideais do indivíduo derivados dos valores familiares e sociais), sendo a fonte dos sentimentos de culpa e medo de punição. É algo além do ego, é a censura, o “freio”.



Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário