quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Altruísmo. Vale a pena?

Impressões Profissionais
por Débora Martins

Você sabe o que é uma areca? Eu não sabia!
Para minha sorte, descobri da pior maneira possível. Como? Carregando uma!
Antes de qualquer coisa se faz necessário esclarecer o que é uma areca. Afinal, não quero que você desista de ler este texto logo nos primeiros parágrafos.
Areca é um gênero de palmeira da Ásia e África oriental.
Bem, agora que esclarecemos, vou contar um fato que tem mais a ver com altruísmo do que com plantas.

Certa vez, quando estava passeando no litoral norte paulista, fiquei hospedada na casa de um rapaz bem humilde. Essas coisas de missionário, mas isso não vem ao caso agora.
Enfim, o rapaz reclamava que tinha que levar umas “arecaquinhas” para a casa de sua mãe. Reclamava, inconformado, que lhe cobraram quarenta reais pelo carreto.
Eu, no puro espírito filantrópico, me ofereci imediatamente para fazer o transporte, afinal era de uma praia a outra, coisa de 10 km.
Vamos lá! Abri o porta-malas do meu carro e fui para o volante esperar. Quando, de repente, três palmeiras com mais de dois metros e meio de altura atravessam o carro quebrando tudo o que havia pela frente: retrovisor, banco, ralando a pintura das portas, e o porta-malas se encheu de terra. Sem entender muito bem o que estava acontecendo, perguntei: Mas, não eram umas “arecaquinhas”?
O rapaz deu um sorriso e se acomodou no banco de trás do veiculo.
Para minha sorte, ao entrar na pista o DERSA surge mas por milagre não levo multa.
Concluindo. Arecas entregues, mãe feliz e carro estourado.

Há pessoas que têm uma disposição natural para se dedicar ao próximo, mostrar interesse e ajudar. Isso é muito bom, afinal nossa sociedade está cada vez mais individualista.
No entanto, há também pessoas que apenas querem abusar desta boa vontade.
Tá certo que comi bola na história, afinal você nunca pensa que será lesado por alguém conhecido, não é?

Daí, lembrei-me de duas frases que meus amigos dizem com certa freqüência.

1º - “Nunca ajude quem está precisando”.
2º - “Nenhuma boa ação ficará impune”.

Enfim, mesmo com o carro estourado, acredito que a sensação de ajudar ao próximo ainda é algo satisfatório. Só preciso aprender a perguntar antes de me oferecer.


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário