terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Copiadores de idéias


Impressões Profissionais
por Débora Martins

De que me adianta visitar o site X para ler a mesma notícia que foi publicada no site Y? Ah... Mas, estou sendo injusta, afinal, no site Y foi postada por outra pessoa. Quanta originalidade! Sem contar o fato dos direitos autorais, estes completamente negligenciados, mas tudo bem...Tudo bem uma ova!

Desculpe, leitor, porém creio que as pessoas precisam voltar a ter suas próprias idéias. Não dá pra viver como se fosse na novela, em que as pessoas entram gritando num escritório, transam em cima da mesa de reunião e, dissimuladas, tramam tomar a presidência da empresa. Sim, já ia me esquecendo: todo mundo loirinho e na moda, é claro.

Gente, o negócio é sério. Durante toda a minha trajetória profissional, nunca vi tanto desrespeito ao conhecimento alheio como nos dias de hoje. Tem gente que parece zumbi, copia e cola um punhado de caracteres sem ao menos compreender o discurso do texto que subtraiu. Falta de estrutura cognitiva, auto-sabotagem ou ingenuidade?

Indignação? Não, já passei dessa fase. Sou educadora, e o que realmente me importa não é a questão da propriedade intelectual propriamente dita, afinal a informação deve circular. O grande problema está no empobrecimento relativo à capacidade do indivíduo em transmitir algum valor real para o ambiente em que interage.

Antigamente, quando tínhamos alguma dificuldade, como escrever, por exemplo, o que fazíamos? Buscávamos ajuda. Aprendíamos.

O mais cabalístico é que não estamos falando de pessoas desinformadas, não. São gestores de empresas que passam aos seus subordinados um amontoado de informações sem estabelecer critérios de veracidade e aplicabilidade.
Daí o subordinado segura a folha de papel e diz: “O que isto tem haver com nosso trabalho mesmo? Acho que o chefe é quem deveria ler isto”.

Pera aí. Será que o chefe leu antes de distribuir?

Comunicar é socializar. Não é apenas passar uma informação adiante, mas explicar no que esta pode ser útil dentro do nosso contexto e, sobretudo, beber de uma fonte da qual, no mínimo, respeitamos o autor.

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
------------------------------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br

4 comentários:

  1. "Nada se cria tudo se copia" ,acho que se aplica na web também.
    abs

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero, número e grau (puxa vida, de onde tirei esta expressão tao antiga?) com você. Eu particularmente não copio quase nada mas, quando preciso fazer isto para embasar uma ideia, cito o autor. Acho que é uma questão de respeito e de demonstração de que, efetivamente, li o que citei. Sou absolutamente contra o reinado do Cntrl-C/Cntrl-V mas, infelizmente, isto impera, principalmente na área estudantil, os educadores que o digam mas, fazer o que? A solução, acredito, é malhar, meter o pau, ironizar, tirar sarro, bater feio em quem usa tal técnica. Todavia o que mais preocupa são os camufladores do Cntrl-C/Cntrl-V ou seja, aqueles que, com um dicionário de sinônimos ao lado, mudam o texto copiado e depois o publicam como se de sua autoria fosse. Esse é mais maléfico mas, felizmente, é fácil de ser identificado porque erra bastante em concordância, utiliza palavras fora do contexto do assunto porque os sinônimos nem sempre refletem o objetivo do autor e nunca tem estilo próprio uma vez que este muda a cada matéria. É muito mais perigoso, creia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Débora! vi seu comentário em meu blog e resolvi fazer uma visita; e qual não foi minha surpresa ao constatar que seu blog é muuuito bom! Li seu texto e concordo com vc - pois acho o cúmulo copiar o texto de alguém e nem sequer deixar um Link para o texto original. Eu já passei por isso, sempre achei um desaforo, já que eu SEMPRE deixo um Link para a página em que encontrei alguma coisa interessante e que tenha indicado em meu blog. Mas isso vai da consciência de cada um né? Muita gente não considera um roubo e acha que é só copiar e postar como se o material fosse seu...enfim, mas como sou otimista, acho que um dia todas as pessoas agirão de modo ético e colocarão um Link de agradecimento às suas fontes ( sonhar não custa nada, né? hehe :)
    Um abraço, obrigada pela visita e pode esperar que vou te mandar aquele teclado Pink que vc adorou, hahaha. Feliz 2009 e tudo de bom :)

    ResponderExcluir
  4. “Copiadores de Idéias”

    Com certeza é um ótimo assunto para começar o ano pois temos sempre. Pessoas assim por perto o ano todo. Gostei muito deste artigo como muitos

    Dos seus que já li, continue nos enviando.
    Desde já agradeço e boa semana.

    Atenciosamente.
    Veronica Martins

    ResponderExcluir