quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cultura organizacional - Já estava assim quando eu cheguei!

Respondendo aos alunos da FEI – Campus SBC/Liberdade - SP
(Ref. Palestra Relações Interpessoais)

“Uma cultura organizacional já existente em uma empresa, afeta as relações interpessoais(...)?” – Marisa, aluna de administração, Campus SBC.

Olá Marisa, obrigada por sua questão. Vou respondê-la em duas partes:
1º Cultura organizacional - é o conjunto de valores, hábitos e normas que são compartilhadas por todos dentro de uma organização. Trata-se do resultado das percepções dos dirigentes, gestores e demais colaboradores, ou seja, reflete a mentalidade que predomina na organização.
2º Relações Interpessoais x Relações de trabalho – As pessoas são produtos do meio em que vivem, tem emoções, sentimentos e agem de acordo com o conjunto que as cercam, seja no espaço físico ou social.
Fiz esta separação, com algumas explicações, para ressaltar a importância de compreendermos como somos afetados pela dinamização destas relações.
Um exemplo prático: É muito comum um colaborador recém contratado querer promover mudança assim que chega na empresa, pouco tempo depois se frustra e perde o brilho. Isso geralmente ocorre por não conseguir compreender que existe um conjunto de normas existentes na empresa.
Portanto, sim, a cultura organizacional afeta os indivíduos e as relações de trabalho. Entretanto, cabe a cada colaborador aceitar, agregar e se adaptar.

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br

2 comentários:

  1. Olá Debora,

    Infelizmente isso ocorre muito: a desmotivação de um novo contratado devido à adaptação a uma cultura organizacional não tão "cultural".

    Quem nos dera conseguir mudar as coisas não tão boas que observamos nas empresas, mesmo sendo muitas vezes novatos no ambiente.

    Abraços.

    ResponderExcluir