segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O novo contexto do atendimento ao cliente

Impressões pessoais e profissionais
por Débora Martins

Hoje respondo o estudante Ricardo, aluno de comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Pergunta - Débora, o que é preciso para ser um bom profissional na área de atendimento ao cliente?

Olá Ricardo, boa pergunta.
Pois é, depois de tantos avanços tecnológicos e transformações ocorridas em nossa sociedade, na política e na econômica, precisamos acompanhar tais mudanças e evoluir para nos mantermos competitivos. Bem, o consumidor agora é conhecedor de seus direitos, está cada vez mais exigente com relação à qualidade, é bem informado, além de ser bombardeado por ofertas “miraculosas” de bons negócios, o tempo todo.

Portanto, para se manter competitivo nesta nova era de consumo é importante se desenvolver em vários aspectos.
Um profissional de atendimento deve:

- Gostar de pessoas
- Automotivar-se
- Manter-se constantemente informado
- Trabalhar suas habilidades comunicativas
- Saber interagir com as necessidades do mercado
- Preocupar-se com seu crescimento pessoal e profissional
- Ser resiliente

Vale lembrar que independente do cargo que ocupamos dentro de uma empresa todos somos profissionais de atendimento, ora atendendo clientes internos, ora externos.

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br

2 comentários:

  1. Olá Débora!
    Gostei muito do seu post.
    é fácil de ler e compreender!

    Acho que a comunicação é tudo, e você colocou muito bem, gostar de pessoas e primordial.

    ResponderExcluir
  2. Mto bom texto.
    Realmente é importante que a equipe de atendimento realmente saibam se relacionar com seres humanos e suas necessidades. Tbém é importante leitura corporal e paciência em servir.

    ResponderExcluir