Impressões profissionais
por Débora Martins
Hoje respondo o e-mail da Viviane Fernandes, aluna de administração da UNIBAN - Débora, em sua palestra você fala sobre quatro sentimentos, poderia dizer mais sobre este trecho?
Claro Viviane, inclusive essa é minha parte preferida, onde dou exemplos (arrisco na performance teatral) e ressalto a importância de percebermos como somos influenciados por nossas emoções.
Bem, começo dizendo que existem pessoas simpáticas, apáticas, antipáticas e empáticas. No mundo atual, devemos perceber a importância de nos relacionarmos de forma mais humana (empática), extraindo o melhor de nossas relações diárias. As pessoas querem se sentir acolhidas, ouvidas e compreendidas, portanto querem ser tratadas com respeito e empatia.
Os sentimentos que destaco são:
Apatia - Um indivíduo apático transmite um sentimento de indiferença. Isto é percebido num simples cumprimento. “Olá, como vai?" Geralmente sem expressão, formal, frio e distante.
Antipatia - Um sujeito antipático provoca desprazer no contato pessoal. Todos querem ficar longe de uma pessoa que se comporta de maneira muito presunçosa e arrogante. Inclusive, neste trecho conto a estória da Sheila “nariz de cheira peido”, lembra?
Simpatia - O simpático é aquele que consegue tornar o ambiente agradável, atraente. Mas que, no entanto, não faz nada além de sorrir e ser “educadinho”.
Empatia – Este é o sentimento que nos interessa e que irar permear a boa qualidade de nossas relações. Uma pessoa empática consegue demonstrar interesse pelo problema do outro (sem se envolver), consegue proporcionar prazer no contato interpessoal, sabe se aproximar transmitindo a sensação de bem estar, de compreensão.
Espero ter contribuído :o)
Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br
Muito legal, ja confundi muitas vezes essas palavras.
ResponderExcluirbjs
ja estou te seguindo
está muito bem explicado.
ResponderExcluirpor exemplo eu sinto imenso a empatia em relação às pessoas, não tanto a simpatia.
até porque me aproximo daqueles que sinto em empatia comigo, mas nem sempre dos simpáticos.
bjs
Até a um tempo atrás eu achava que empatia era o antônimo de simpatia. Legal esses exclarecimentos.
ResponderExcluirDivagações Solitárias