terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sentimentos que afastam ou aproximam

Impressões profissionais
por Débora Martins

Hoje respondo o e-mail da Viviane Fernandes, aluna de administração da UNIBAN - Débora, em sua palestra você fala sobre quatro sentimentos, poderia dizer mais sobre este trecho?

Claro Viviane, inclusive essa é minha parte preferida, onde dou exemplos (arrisco na performance teatral) e ressalto a importância de percebermos como somos influenciados por nossas emoções.
Bem, começo dizendo que existem pessoas simpáticas, apáticas, antipáticas e empáticas. No mundo atual, devemos perceber a importância de nos relacionarmos de forma mais humana (empática), extraindo o melhor de nossas relações diárias. As pessoas querem se sentir acolhidas, ouvidas e compreendidas, portanto querem ser tratadas com respeito e empatia.

Os sentimentos que destaco são:

Apatia - Um indivíduo apático transmite um sentimento de indiferença. Isto é percebido num simples cumprimento. “Olá, como vai?" Geralmente sem expressão, formal, frio e distante.

Antipatia - Um sujeito antipático provoca desprazer no contato pessoal. Todos querem ficar longe de uma pessoa que se comporta de maneira muito presunçosa e arrogante. Inclusive, neste trecho conto a estória da Sheila “nariz de cheira peido”, lembra?

Simpatia - O simpático é aquele que consegue tornar o ambiente agradável, atraente. Mas que, no entanto, não faz nada além de sorrir e ser “educadinho”.

Empatia – Este é o sentimento que nos interessa e que irar permear a boa qualidade de nossas relações. Uma pessoa empática consegue demonstrar interesse pelo problema do outro (sem se envolver), consegue proporcionar prazer no contato interpessoal, sabe se aproximar transmitindo a sensação de bem estar, de compreensão.

Espero ter contribuído :o)

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br

3 comentários:

  1. Muito legal, ja confundi muitas vezes essas palavras.
    bjs

    ja estou te seguindo

    ResponderExcluir
  2. está muito bem explicado.
    por exemplo eu sinto imenso a empatia em relação às pessoas, não tanto a simpatia.
    até porque me aproximo daqueles que sinto em empatia comigo, mas nem sempre dos simpáticos.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Até a um tempo atrás eu achava que empatia era o antônimo de simpatia. Legal esses exclarecimentos.
    Divagações Solitárias

    ResponderExcluir