quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Como treinar jovens questionadores?

Impressões profissionais
por Débora Martins

Maria Helena, analista de treinamento de São Paulo – SP, pergunta: “Meus colaboradores são jovens e muito questionadores. Os treinamentos geralmente se tornam debates e não consigo transmitir o conteúdo proposto. Tem alguma dica?”

Olá Maria Helena, que ótima pergunta. Vou ser bem direta, certo?
Acredito ser dispensável nos aprofundarmos nas questões relativas as transformações ocorridas em nossa sociedade nas duas últimas décadas. É fato que muitos pais delegaram a educação dos filhos para a TV e o videogame, tantos outros empurraram a responsabilidade para as instituições de ensino e hoje verificamos que o papel de educar os “marmanjos” acaba na mão das empresas.

Por favor, compreendam que este é o meu ponto de vista, não pretendo ferir ninguém, muito pelo contrário, porém esta é a realidade que constato como educadora corporativa. Confesso que até gosto, encaro como um desafio.

Daí fica a pergunta: Afinal, com quem estamos lidando? Pessoas!
Não são piores ou melhores, simplesmente são pessoas; e estas precisam ser integradas a um grupo. O grande desafio esta em ensinar essa moçada que é preciso respeitar o próximo, desenvolver empatia e trabalhar em equipe.

Como educadores precisamos nos adequar a esta nova realidade, portanto os métodos de treinamento atuais já não atendem mais. Precisamos inovar! Não é para dar cambalhota, viu?
Mas quando surgirem os debates acrescente conteúdo, fomente, coloque-os para pensar. Pesquise sobre o cotidiano deles e crie analogias baseadas na realidade atual dos jovens. Mude!

E se precisar é só me chamar, OK?

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br

2 comentários:

  1. Olá Débora,

    Acho que a idéia de colocá-los para pensar e a que mais dará certo. Ao invés de somente questionar, passarão a buscar suas próprias respostas.

    Ótima dica!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Débora Martins,também percebo que para ter sucesso ao ministrar determinado conteúdo à jovens,é necessário utilizar de analogias,e enfasê utilizando recursos implacáveis.Sou professor de desenho,disciplina que exige calma e concentração!Conheça meu blog: http://realizandoseusdesenhos.blogspot.com/ onde têm trabalhos meus,e além de meus convidados,artistas renomados,e aspirantes;além de curiosidades do tema!Muitas festas nesta entrada de ano para você,seus amigos,e familiares,certo?!!Até mais...

    ResponderExcluir