quinta-feira, 26 de março de 2009

Papo entre amigos


Impressões pessoais e profissionais
por Débora Martins

Gente, acabei de passar um cafezinho lá no Mulheres. Quem quiser dê um pulo lá que está fresquinho. Mas qualquer dia desses quero que venham passar um dia aqui no blog. “Pó-de-chá”...
Farei paella para o almoço, com camarões do tamanho da sua cabeça... Hahaha!
Como é bom tê-los por aqui!

Anteontem ainda pensei em escrever sobre as melhores estratégias para manter e fidelizar clientes. Entretanto, apesar de estar mergulhada num projeto novo e tendo idéias mais arrojadas sobre o tema, hoje é melhor abordar apenas um item: amizade.

Marcelo Soares, de Brasília, me escreveu perguntando se é bom ou ruim fazer amizade com clientes. Oras, clientes são pessoas e também podem ser interessantes; e por que não amigos?
Vocês que acessam meus blogs, por exemplo, são meus leitores, amigos e clientes. Simpatizou-se? Então é claro que vale a pena!
Mas, para que uma amizade que se inicia com um contato comercial dê certo, é preciso saber separar as coisas. É primordial estabelecer limites a fim de que esse relacionamento seja saudável.
Procurar pelo amigo só quando necessita de favores... Hum, péssima idéia! Convidá-lo para eventos agradáveis e falar sobre assuntos de interesse mútuo é a pedida.

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
------------------------------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br

Um comentário:

  1. Oi, Débora, e olha, eu gosto muuuuuito de café!
    Não manjo muito bem essa coisa de cliente, mas, como sou professora, entendo bem do negócio de vender o meu peixe para agradar os alunos e fazer com que aprendam o que precisa ser aprendido. É uma amizade, sim, é por que não?
    Adorei o seu papo bem descontraío!

    Beijos!

    Lu

    ResponderExcluir