domingo, 27 de setembro de 2009

Chega de desmotivação - Quero mudar!

Respondendo aos alunos da FEI – Campus SBC/Liberdade - SP
(Ref. Palestra Relações Interpessoais)

Hoje, responderei mais uma questão:
“Como mudar quando se está desmotivado e transformar-se em empático?” – Luís Felipe, aluno de administração, Campus SBC.

Olá, Luís Felipe. Que pergunta interessante, pois são assuntos totalmente inter-relacionados.
Mas vale ressaltar que quando surge a palavra “mudar” numa frase geralmente isto representa um processo, muitas vezes lento e doloroso.
Pois bem, quando percebemos que nosso estado de desmotivação/insatisfação está atrapalhando ou até mesmo prejudicando nossas relações (trabalho, sociais, familiares e etc) é o momento de agir. Sim, precisamos promover a tal da mudança.
Daí, percebemos a importância do sentimento de empatia – ligado ao altruísmo, ou seja, a capacidade de nos doarmos, pensarmos e agirmos beneficiando outras pessoas. O indivíduo desmotivado raramente consegue pensar no próximo, uma vez que está demasiadamente preocupado com seus próprios problemas, sendo ele, somente ele o foco. Então, só nos resta mudar o foco, não é verdade?
Minha sugestão é iniciar este processo reconhecendo que é preciso deixar de falar (reclamar, resmungar) e passar a interagir com as outras pessoas de forma mais amistosa. Quando ouvimos atentamente aos outros percebemos que nossos problemas são até minimizados.
Vale a pena ter prudência ao agir de forma descontente e agressiva, muitas vezes com as únicas pessoas dispostas a nos ajudar.
Como dizia Richard Hooker: "As mudanças nunca ocorrem sem inconvenientes, até mesmo do pior para o melhor.”

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário