sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Empatia nas relações entre empresas e clientes

Impressões profissionais
por Débora Martins

Hoje respondo o Mario Sérgio, vendedor de autos da cidade de São Paulo - SP. Ele pergunta: Débora é possível ensinar às pessoas a serem empáticas ou essa é uma característica que todos têm e só precisa ser trabalhada?

Digamos que é possível fazer com que um indivíduo tome consciência de que com empatia sua vida se tornará melhor. Obviamente que o ambiente onde crescemos influencia diretamente em nosso comportamento, mas é possível aprimorarmos nosso modo de ver os outros.
Em vendas, por exemplo, ter técnica é muito importante, mas sem criatividade e jogo de cintura não adianta muito. Mas o grande diferencial dos vendedores (que amam vender) está na capacidade de desenvolver empatia pelos seus clientes. Como?
Prestando atenção no ser humano, nas necessidades do cliente e na forma com que este se comunica por meio de gestos e palavras.
Empatia nada mais é do que colocar afeto nas relações.
Portanto, sim, é possível ensinar. Já a segunda parte da questão sobre ser “uma característica que todos têm”, a resposta também é positiva. Acredito que todos nascemos com esse lado “humano”, solidário, pronto para ser ativado a qualquer momento. Entretanto, cada indivíduo tem seus momentos, suas crises. Alguns são mais frios e/ou objetivos, outros são egoístas e alguns estão muito, muito desanimados.
Há uma frase de Herman Hesse, escritor alemão da década de 1960 que traduz bem a dificuldade de sermos empáticos: “Ninguém pode ver nem compreender nos outros o que ele próprio não tiver vivido.”
Por este motivo, pois, que precisamos nos esforçar.


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário