segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A Origem da Palavra Sincero

Impressões profissionais
por Débora Martins

Hoje recebi um e-mail que aborda o tema sinceridade no ambiente de trabalho. Nele uma frase me chamou atenção: "Será que é tão difícil ser sincero?" Pensei.... Sim e não!
Digamos que algumas pessoas são sinceras, mas não sambem se colocar corretamente e podem passar por inconvenientes ou intrometidas.
Entretanto, se o indivíduo demonstra honestidade, integridade e opina de forma imparcial, pode conquistar a confiança e falar o que pensam com sinceridade.
Vale lembrar que nem sempre se pode esperar sinceridade de pessoas que não são éticas ou que não agem de forma profissional. Estas concordam discordando.
Desculpem, é triste, mas sinceramente o convívio nas empresas está cada dia mais difícil. Então, só nos cabe um conselho: Façamos nossa parte!
Opa! Lembrei-me de um texto sobre o assunto e, recorro a ele, leia-o abaixo.
A palavra sincero vem do latim sinceru, (puro) e quer dizer “verdadeiro”.

A Origem da Palavra Sincero

Etimologicamente, a palavra vem de sincera, que é a junção de duas outras palavras do latim, “sine cera” e foi inicialmente utilizada pelos romanos.
Isso porque os artesãos ao fabricarem vasos de barro, muitos rachavam e para esconder tais defeitos, era usando uma cera especial.
“Sine cera” queria dizer “sem cera”, que era a qualidade esperada de um vaso perfeito, muito fino, que deixava ver através de suas paredes aquilo que guardava dentro de si.
O vocábulo sincero evoluiu e passou a ter um significado muito elevado.
Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações.Aquele que é sincero, como acontecia com o vaso, deixa ver através de suas palavras aquilo que está guardado em seu coração, sem nada temer nem ocultar.

Legal, não é?


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário