Impressões Profissionais
por Débora Martins
Já está na hora de parar de reinventar a roda.
Sabe aquela idéia genial que só não foi pra frente por falta de apoio?
Pois é; o gerente de marketing pensa como você; mas vocês nem se conhecem direito!
Empresas focadas na qualidade não têm tempo a perder com sorrisos amarelos, é preciso interação.
Uma das maiores contribuições da qualidade para a gestão de empresas é o conceito de cliente interno. Infelizmente, até hoje o conceito de cliente interno não é muito difundido nas empresas.
Basta perguntar a um funcionário de uma empresa: "Quem é o seu cliente?" que uma boa parte vai te olhar estranho e responder: “Eu não tenho cliente, pois trabalho em um departamento interno da empresa”.
Para as empresas que ainda não adotaram o conceito de cliente interno a situação é muito complicada e os sintomas são:
-Jogo de transferência de responsabilidades
-Conflitos originários de “competições” entre áreas
-Gestores que assimilam tais conflitos e levam para o lado pessoal,
colecionando inimigos mortais
-Processos descontinuados por falta de apoio e comprometimento
-Aumento no número de reclamações
-Aumento no tempo de execução das tarefas
-Reuniões improdutivas
Portanto todos, sem exceção, devem saber da importância de seus clientes e fornecedores internos. A partir do momento em que todos perceberem que realmente precisam uns dos outros para se obter qualidade, surge aí uma nova empresa.
Assim como nos esforçamos para surpreender nossos clientes externos, precisamos repensar, pelo menos, no melhor relacionamento com nossos colegas de trabalho.
Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
Gostei bastante do seu artido sobre cliente interno, sem cliente interno a empresa não anda. O seu artido foi muito útil para um trabalho que desenvolvi.
ResponderExcluirObrigada,
Aline Maria
Boa noite Débora,
ResponderExcluirA algum tempo atrás, fiz um treinamento sobre: Eu sou cliente interno, sabia?
Faço Gestão em RH e devido a um trabalho que estou desenvolvendo, lembrei deste treinamento e pesquisando encontrei a sua matéria que por sinal merece PARABÉNS. Em poucas palavras e de fácil entendimento, você reforça a importância de nos conhecermos e aceitarmos como clientes internos!
Devemos lembrar que são as pessoas que levam a organização ao sucesso e este sucesso depende de como todo o pessoal é trabalhado e valorizado, como anda a comunicação, o comprometimento, o relacionamento cliente interno x empresa x cliente externo para chegarmos a um resultado.
Obrigada!
Luciana Drumond.