quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Espírito Intraempreendedor

por Débora Martins

O empreendedor é aquele que tem coragem de pagar para ver, fazer acontecer. São pessoas que promovem soluções para sua subsistência, aquelas que tomam a iniciativa, dão o primeiro passo. As pessoas assim consideradas superam as barreiras da mediocridade, ousam e se arriscam tomando decisões inovadoras, questionam e superam o status quo.

É por este motivo que muitos empreendedores não conseguem se adequar e se conformar com as estruturas rígidas da burocracia, e a maioria deles prefere gerir seu próprio negócio. Desse modo, percebemos que ao longo dos anos as empresas simplesmente descartam talento por sua inflexibilidade nos processos. E deixam de lado a oportunidade de transformar os empreendedores em intraempreendedores.

Os intraempreendedores são importantes agentes de mudança e, passo a passo, vão transformando a realidade. Manter essa postura significa colocar em prática o espírito empreendedor, traduz geração e associação de idéias e sua implementação na forma de inovações. Tais inovações são cada vez mais necessárias para a empresa se manter competitiva no mercado, como também para que haja reciclagem dos conhecimentos adquiridos e acumulados pelas pessoas que interagem no contexto organizacional.

Mas de onde surgem as idéias que provocam inovações? O líder facilitador deve criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de idéias e iniciativas, onde seja permitido o exercício do erro e do acerto.

O espírito empreendedor é uma demanda crescente na sociedade, quaisquer que sejam os ramos de atividade. Essa idéia tem reunido muitos adeptos e tem tido grande aceitação nas organizações, o que, mais ainda, exige melhor preparação e desenvolvimento de habilidades cognitiva e interpessoal.
É preciso saber fazer acontecer!


De onde vem o amor?

por Débora Martins

Nem sempre os grandes homens tiveram amor e atenção durante a infância.
Muitos cresceram em um lar com pais superprotetores, frios, prepotentes ou indiferentes. E, como resultado disto, adquiriram uma personalidade que manifesta grande carência afetiva e vazio existencial.

Quem sofre com estes transtornos costuma procurar a compensação com a busca do poder, isto é, alguém que quer a glória, a excelência, para provar aos pais (mesmo que inconscientemente) do que é capaz.

A capacidade de dominar o próprio pensamento é uma característica presente na mente de quem está preparado para vencer. A ação é o resultado do pensamento.

As emoções acontecem constantemente e são fonte de energia, influência e informações. Todo sentimento é um sinal de alerta. Isto significa que algo está sendo questionado ou que há uma oportunidade a ser aproveitada.

É importante realizar uma pausa para que haja oportunidade de se captar o contexto situacional. Quando existe prazer, a realização passa a existir porque houve um sentimento de aceitação da responsabilidade.

Portanto, o amor está dentro de você, basta assumir a autodisciplina e orientar o seu interior, controlar o seu estado emocional, aprendendo com as suas experiências, avaliando constantemente o rumo de sua vida e de sua carreira.


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário