quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Saiba Como Monitorar Sua Equipe

por Débora Martins

Uma atividade considerada por muitos “algo fácil de se fazer” quando desestruturada pode resultar em perdas significativas para a empresa.
Para aumentar a produtividade e manter sua equipe motivada, adote o processo de monitoração, em quatro etapas: preparação; organização; execução; feedback.

Monitorar é um trabalho que exige a conjugação de várias habilidades e conhecimentos do profissional que executa esta função, sendo que dentre todas as exigências o que mais se destaca é a experiência como gestor de equipe do candidato a monitor.

Porém, antes de qualquer coisa, é importante ressaltar quais aspectos são relevantes para a empresa.
Se o objetivo for capacitar o teleoperador para atender aos clientes de forma ética e profissional, utilizando-se de um vocabulário adequado que lhe permita interagir, argumentar, e enxergar possibilidades que satisfaçam as necessidades do cliente, este método será bastante útil, pois isso não é utopia. Você poderá conseguir resultados surpreendentes por meio do processo de monitoração.

Agora, se o objetivo for ouvir o teleoperador para saber se ele forneceu informação incorreta ao cliente, então sua operação tem muito que evoluir.

A primeira etapa consiste na identificação das habilidades do profissional que irá realizar o trabalho de monitoração.

Inicie o trabalho identificando quem é a pessoa mais preparada.
O profissional deve ser capaz de:
=Fornecer feedback inteligente (aquele que valoriza e incentiva o teleoperador)
=Conseguir identificar falhas na condução /script do contato
=Orientar o teleoperador para a correção de vícios de linguagem
=Possuir didática para explicar como o operador poderá evoluir em seus
próximos contatos

A segunda etapa é definir o modelo de documento, organizar as informações e também a forma de avaliação. Neste momento, divida em fases /etapas da ligação, exemplo: Abordagem (falou o nome? Cumprimentou?). Enfim, dados que você considere os mais importantes a serem avaliados.

A terceira etapa, execução, é o momento em que o monitor vai ouvir o contato (de preferência on-line), realizar anotações, avaliar, dar nota e documentar a evolução do teleoperador.

Por último, lembre-se que a etapa final, feedback, é o que decide o sucesso do monitor. O que vai determinar a mudança de postura do teleoperador é a abordagem e a condução do diálogo, feitos pelo monitor. Se possível, neste momento, será de extrema importância tornar disponível para o teleoperador a gravação da ligação monitorada.

Tome alguns cuidados no momento de escolher o monitor, pois é extremamente perigoso colocar um teleoperador (que não tenha nenhuma experiência anterior como líder) para realizar tal tarefa. Isto é importante, uma vez que o teleoperador não domina completamente todo o complexo processo de avaliação, e também se encontra em posição de “escutador”, não tendo ainda desenvolvido uma postura imparcial e analítica.
Sem contar que o teleoperador também teria que administrar o desconforto causado por assumir, de certa forma, liderança sobre os colegas de trabalho.
Aproveite essa ferramenta, pois você pode obter muitas vantagens por meio do processo de monitoração.


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário