quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Desmotivados prejudicam uma empresa?

Respondendo aos alunos da FEI – Campus SBC/Liberdade - SP
(Ref. Palestra Relações Interpessoais)

Meus queridos alunos, por favor, tenham paciência comigo, tá? Como sabem, ministro cursos e palestras no Brasil inteiro e às vezes fico dias sem acesso à internet. Mas como prometido irei respondê-los via blog de modo que também auxilie outras pessoas que vivem situações semelhantes.

Para começar, responderei:
“Até que ponto uma pessoa desmotivada pode prejudicar a empresa?” – Bruna, aluna de administração, Campus SBC.

Olá, Bruna! Antes de qualquer coisa, quero agradecê-la e ressaltar que sua questão é importantíssima.
Acredito que muitas pessoas não se dão conta do poder destrutivo que possuem. Pois é, um colaborador desmotivado pode literalmente acabar com a empresa onde trabalha. Como? Maltratando os clientes, deixando de cumprir prazos, criando situações de conflito interna e externamente.
Enfim... Muitos gestores fazem vista grossa para o colaborador que, desmotivado, atinge determinado grau de insatisfação que passa a se rebelar. Hum... Resultado: desordem e prejuízo. Conversar é sempre a melhor saída.

Um forte abraço,
Débora Martins

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

6 comentários:

  1. Realmente, cada vez é maior o índice de pessoas desmotivadas ao nosso redor. Hoje em dia estamos mais propícios a um mal como esse, a depressão, excesso de compromisso, e outros problemas nos levam a agir assim, mas não podemos nos deixar levar, existe solução para todo problema.

    Fábio Pacheco

    ResponderExcluir
  2. Olá Débora,

    Concordo contigo: conversar sempre é a melhor solução.

    O grande problema é que a maioria dos gestores são bons ou ótimos tecnicamente; porém, não são tão bons quanto administradores ou falicitadores nos relacionamentos humanos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente! E até mesmo poderá "contaminar" outros funcionários. Cabe aqui aquele exemplo da "laranja podre que estraga todo o suco", não é mesmo? Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc Debora, um trabalhador desmotivado pode realmente acabar com a Empresa onde trabalha; Agora gostaria de saber sua opinião em relação aos empresários Brasileiros de um modo geral, eles tem sido bons Patrões???

    ResponderExcluir
  5. Olá Humberto, tudo bem?
    Sim, temos excelentes patrões brasileiros, inclusive de destaque mundial. Jamais podemos generalizar. O que existe são conflitos que precisão ser resolvidos para que todos trabalhem em harmonia.

    ResponderExcluir
  6. Débora, tudo bom.

    Gostaria de te pedir uma ajuda. Eu sou aluna da FEI e assisti sua palestra na última semana. No começo da palestra você passou um video com uma mensagem sobre coisas da vida, tinha uma orquestra etc. Você poderia me passar o nome desse video, por favor? Queria mostrar para minha família.

    Parabéns pelo seu trabalho, adorei sua palestra e vou me tornar leitora constante do seu blog.

    Att,

    Camila

    ResponderExcluir