domingo, 13 de setembro de 2009

Empatia e o mundo corporativo

Impressões pessoais e profissionais
por Débora Martins

Praticar o bem é maravilhoso, você não acha?
No entanto, no dia-a-dia as pessoas têm a bendita mania de esperar algo em troca, e é aí que o “leite azeda”, ou seja, esquecem que se colocar no lugar do outro é uma atitude que requer desprendimento. A recompensa vem do universo, ele é quem vai proporcionar a você a bondade de volta. Mas só a sensação de bem estar já vale a pena.

De que forma a empatia pode abrir portas no mundo profissional?

Uma pessoa que pratica a empatia pensa rápido:
- segura o saco de lixo para a tia da faxina, antes que caia;
- aperta o botão que prende o elevador para esperar por outras pessoas;
- oferece sua caneta para uma pessoa que tenta escrever com uma que esteja falhando;
- faz perguntas para identificar em que pode ser útil para o grupo.

Estes são alguns exemplos. Não estamos falando de alguém com super poderes, apenas de um indivíduo que se preocupa com os outros, afinal não lhe custa nada fazer pequenos favores. Que empresa não gostaria de ter colaboradores assim? É por isso que vale lembrar que quando vamos a uma entrevista de emprego somos observados desde o momento que cruzamos a portaria até o trajeto de volta a nossa casa. Independente de qualquer crença avalie como um líder: Já pensou se Jesus Cristo nos cobrasse por todo amor e por todo bem que nos fez?

Pois é, as empresas reconhecem essa característica no funcionário e os entrevistadores já buscam esse perfil no mercado.

De uns tempos para cá, as empresas estão falando muito em responsabilidade social, ética, comportamento e evolução espiritual.
Elas procuram por seres humanos melhores, evoluídos, e que não tenham tempo a perder com coisas pequenas. É bom pensar nisto.

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

Um comentário:

  1. Interessante! Vou passar a prestar atenção maior nisso e tentara ajudar mais as pessoas.

    Marco Damaceno

    ResponderExcluir