sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Meu cliente = Meu sucesso profissional!

Impressões profissionais
por Débora Martins

A Isis de Linhares-ES, mandou o seguinte e-mail – “...trabalho no callcenter de uma empresa de software, tenho algumas dificuldades em conseguir dar um retorno mais rápido para meu cliente e isso acaba atrapalhando e gerando insatisfação ... Gostaria de algumas dicas... como posso fazer para melhorar meu trabalho e atender meus clientes da melhor forma possível”

Leitor, antes de qualquer colocação é importante pedir sua atenção para o texto da Isis. Repare como ela trata o cliente – o cliente é dela, percebeu? Pois é, por este motivo que quer se aprimorar, para atender “da melhor forma possível”.

Isis você está de parabéns! Sua preocupação é digna de uma profissional intraempreendedora – Alguém que se preocupa em dar o melhor de si e, transmitir uma boa imagem da empresa onde trabalha.

Sobre sua questão, posso dizer que clientes de TI são simples de atender quando compreendemos suas urgências e demandas e, sobretudo, agimos com maior empatia.
Obviamente que todas as empresas dos mais váriados seguimentos têm suas urgências. Entretanto, os profissionais de TI são mais objetivos e necessitam de um retorno não só breve, mas muito claro.
Dicas que funcionam:

  • Desenvolva um dialogo aberto com seus clientes;
  • Dê retorno para informar o estado de sua solicitação;
  • Fale a verdade – o cliente prefere que seja honesta;
  • Transmita credibilidade – Forneça informações confiáveis;
  • Ouça, registre e passe a diante.

Por experiência, atendo clientes de TI na parte de treinamento desde 1999. Resumindo... Quando aprendemos a ouvir com empatia e a argumentar de forma objetiva, jamais iremos gerar atritos ou insatisfações.

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br

2 comentários:

  1. Débora adorei seu blog. Parabéns por ajudar pessoas com seus conselhos e dicas.

    ResponderExcluir
  2. Débora, já visitei o Mulheres com QI - ótimo - mas não estando 'Google' então não pude comentar lá (não dá para abrir, como este aquí? Caso contrário, eventualmente perdes os comentários que seus textos impulsionam...)
    Este post, só pelo título já diz tudo:
    - Você, como habitual, é super objetiva.
    E conciliar objetividade e concisão é talento.
    Parabéns!
    Abraço forte, Edu

    ResponderExcluir