quarta-feira, 17 de março de 2010

Egoísmo x trabalho em equipe

Impressões pessoais e profissionais
por Débora Martins

De nada adiantará fingir que não há problemas. Todos os relacionamentos precisam ser no mínimo respeitosos no ambiente de trabalho.
Hoje vou falar de gente egoísta. Nossa, estes são os piores. Isso cansa, não? Que tal dar um basta!!!
Flávio Gikovate, médico psiquiatra e psicoterapeuta, diz: É mais fácil se curar da generosidade do que do egoísmo. Que bom!
Lidar com colegas de trabalho folgados não é nada fácil, principalmente quando se tenta reforçar o espírito de equipe. Daí fica muito difícil estabelecer um clima de cooperação e companheirismo. Afinal, a pessoa egoísta não colabora, não interage e, sobretudo, não valoriza o que os outros fazem por ela.
Mas digo, por experiência, que o que ocorre na maioria das vezes é uma espécie de seleção natural. A tendência é que a equipe, sendo justa, acabe isolando o egoísta até o ponto de elimina-lo. Sim, ele deve ser eliminado, pois se trata de uma sanguessuga.
Portanto, resista à tentação de brigar, tentar dar lição de moral e se opor a pessoa com este tipo de comportamento.
Não continue ajudando, sendo generoso. Eles são parasitas (se você é do tipo bonzinho, pare agora), o melhor é ignora-lo.
Seja firme e não dê folga para as pessoas egoístas.

Um comentário:

  1. Oi Débora
    É complicado trabalhar com pessoas egoistas, pois elas só veem o proprio umbigo e sempre são os donos da razão.Tenho pena de pessoas assim, pois são totalmente inseguras e sem carisma.Eu sempre procuro ajudar quando encontro um tipo de pessoas egoistas no meu caminho, mas quando vejo que nada vai adiantar deixo eles se eliminarem por si proprio.Pois quem não consegue trabalhar em equipe, é dificil conseguir ter sucesso, pois quando uma pessoa sonha sozinho continua sendo um sonho, mas quando se sonha em equipe se torna realidade.
    Bjs

    ResponderExcluir