Impressões profissionais
por Débora Martins
Uma leitora do Rio de Janeiro, gerente de atendimento enviou a seguinte pergunta em 01/03/2010:
“Pesquisando no Google assuntos sobre Atendimento ao Cliente encontrei seu Blog. Gostei muito e gostaria de e saber se é possível atender bem, mesmo com uma equipe desmotivada?”
Olá, Leitora! Atender bem é possível sim!
Desmotivados, deprimidos, ansiosos, sonolentos...Enfim, todos podem atender bem desde que independentemente de sua condição emocional ainda tenham responsabilidade para com seu trabalho.
Na realidade quando falamos de atendimento estamos falando de relacionamento. Portanto, pense da seguinte maneira: Com algumas pessoas conseguimos interagir de forma harmoniosa, já com outras nem tanto, não é verdade? Entretanto, buscamos por um equilíbrio para tornar estas interações mais fáceis. Administrando os sentimentos.
Acredito que, quando nos relacionamos com nosso cliente, este contato deve ocorrer com foco na necessidade do cliente. Nessa situação temos: uma pessoa + uma instituição + um problema. Perceba que temos que gerenciar tudo isso. Pois é, exige responsabilidade.
Agora, quanto a desmotivação de sua equipe, neste caso é importante conversar abertamente com seus colaboradores para identificar os reais motivos. Neste Blog existem muitos textos relacionados com motivação, faça uma busca pelo menu superior à esquerda.
O importante é que cada individuo não deixe que sua desmotivação influencie na qualidade de seu trabalho, pois o cliente percebe isto por meio da voz do atendente. Lembrando que o atendimento reflete a imagem da empresa.
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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
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