quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dominar é preciso

Impressões pessoais e profissionais
por Débora Martins

Domínio, etimologicamente falando vem do latim dominium, domínio, propriedade do dominus, senhor, dono da domus, casa, do grego doma. Vem também da origem de domar, sujeitar o animal, dar-lhe costumes domésticos ligados à casa onde mora o dono. Atualmente Domínio passou a designar também na Internet a propriedade eletrônica de alguém. O site, ou seja, a casa virtual de uma pessoa ou empresa.

Eu gosto de etimologia, inclusive quero muito ganhar um Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, mas tem que ser do Antonio Geraldo da Cunha, e repito, tem que ser ganho. Quem não chora...

Definitivamente, minha proposta neste pequeno texto não é debater a etimologia da palavra domínio, mas sim lembrar que precisamos estar no domínio, no comando da casa. Assumir uma posição de poder, segurança e autoconfiança.

Hoje pensei na sucatiedade (inventei agora) das coisas. Pois é, de como tudo anda tão sucateado, largado. Sabe por que? Porque paramos de dominar, de assumir o comando da situação. Porque nos isentamos, nos abstemos; no popular “tiramos o corpo fora”.

Com toda certeza voltarei a este assunto em breve, quem sabe até escrevendo uma série, mas no momento quero apenas que pense em si. Você tem domínio sobre sua vida?


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário