quinta-feira, 3 de junho de 2010

Respeito em sala de aula

Impressões profissionais
por Débora Martins

Hoje respondo a Camila, instrutora de treinamento de Porto Alegre - RS. Ela pergunta: Débora, em sala de aula quando passo a palavra para alguém geralmente os demais reagem com desrespeito. O que fazer?

Enquanto uma pessoa fala a outra boceja, já viu essa cena?
Mas, este mesmo individuo que nem disfarçou, quando chega a sua vez é uma verborréia só. Pois é, a pessoa se enche de entusiasmo e acredita que suas contribuições são superiores. Afinal, escutar é muito chato, Camila, falar é mais gostoso.

Agora sem ironia. Imagine pessoas que pensam e agem da mesma forma convivendo por oito horas, ou mais, numa mesma sala de aula. Imaginou?
Muito bem. Obviamente que me refiro ao contexto de educação corporativa, nossa área. Entretanto, respeito, consideração e saber escutar são qualidades que cabem em qualquer ambiente, não é verdade?

É até engraçado falarmos sobre isto, uma vez que nos referimos a adultos que, obviamente já foram instruídos desde cedo a assumirem comportamentos sociais amistosos. Já ia me esquecendo, talvez para estes lhe falham a memória... Hahah (só para descontrair um pouquinho)

A dica é criar um clima de interação logo no inicio da aula/treinamento.
Faça com que as pessoas se apresentem, se conheçam e consequentemente desenvolvam algum tipo de afinidade.
Sim, e procure ser arbitra na intermedicação do tempo da palavra. Isso requer treino, pois você terá que “dar cortes”, mas de forma inteligente e não constrangedora.


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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
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