quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Caixa da Verdade do Orkut

Impressões profissionais
por Débora Martins


Como você reage diante de um elogio?

Disse Sêneca: Podes conhecer o espírito de qualquer pessoa, se observares como ela se comporta ao elogiar e receber elogios.
Concordo com Sêneca e, para comprovar não só observei, mas pesquisei a maneira como as pessoas reagem. Eu mesma, inclusive, me surpreendi com minha própria reação.
Bem, me deixa contar como foi...

Em outubro do ano passado contei a um amigo que pretendia pesquisar sobre o tema. Dias depois me ligou contando uma novidade. Falava de uma ferramenta que facilitaria minha pesquisa. Acredite um simples aplicativo do Orkut chamado Caixa da Verdade. Curioso. Vamos ver no que vai dar.

A tal da Caixa da Verdade funciona como um serviço de mensagens ocultas que permite que qualquer cadastrado possa enviar mensagens para outro usuário da rede sem ser identificado. Funciona assim: você envia uma mensagem de forma oculta e quem a recebe, não saberá quem a enviou, apenas saberá o sexo masculino identificado na cor azul ou feminino na cor rosa. Ah! Se a pessoas que recebeu a mensagem gostar pode publicar para que todos vejam, mas o remetente sempre é oculto.

Achei a idéia muito interessante e fui logo testando. Cadastrei-me e postei a mesma mensagem para 500 usuários (250 homens e 250 mulheres), no período de 05/10/2010 até 05/12/2010 com abrangência nacional. A mensagem era a seguinte:

“Continue sorrindo para iluminar a vida das pessoas a sua volta”

Uma frase simples e despretensiosa, quase tibetana. Pois é, mas esta simples frase que tem como objetivo elevar a auto-estima de qualquer indivíduo causou as mais diversas reações, inclusive negativas. Veja você mesmo:

Homens 28% Mulheres 35% - Agradeceram
Homens 14% Mulheres 23% - Agradeceram com emotions
Homens 25% Mulheres 01% - Pediram MSN (paquera)
Homens 08% Mulheres 11% - Perguntaram quem era
Homens 18% Mulheres 24% - Respondia grosseiramente
Homens 07% Mulheres 06% - Ignoraram

Gostei muito do resultado, foi uma experiência divertida, boa para fazer nas horas vagas.
Bem, agora comentando sobre os resultados constatei que os homens não estão perdendo tempo para paquerar na Internet. As mulheres, por sua vez, são mais curiosas e apaixonadas por emotions. E, que infelizmente tem muita gente que não acredita na beleza e no encanto do próprio sorriso.


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

Um comentário:

  1. Olá Débora,

    No orkut não respondo mais nada, mas caso recebesse teu recado, agradeceria, como de hábito, faço no twitter.

    Abraço

    ResponderExcluir