quarta-feira, 20 de julho de 2011

O que significa ser empático?

Impressões profissionais
por Débora Martins


A empatia é uma ferramenta poderosa capaz de promover uma conexão emocional entre pessoas, criando vínculos afetuosos que permitem compreensão mútua.
Agora, ser capaz de detectar os sentimentos dos outros, obviamente não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Mas é possível, sim.

Pois é, logo percebemos que a empatia implica em certo risco. Uma vez que requer que se aumente o grau da própria humildade e que se reduza a percepção da própria posição de poder. Ao demonstrar empatia, um indivíduo revela seus sentimentos e valores para seus colegas de trabalho e, para seus clientes.

Em minha experiência, percebi que as pessoas que verdadeiramente foram capazes de abrir mão de posições rígidas conseguiram o tão almejado “primeiro passo” (vamos chamá-lo assim), rumo ao seu desenvolvimento pessoal, ou seja, estar aberto para se relacionar sem estar no comando da situação, sempre.

Mas é preciso estar com os olhos bem abertos. Exemplo: Você conhece a regra dos 93%?
As palavras representam 7% da mensagem total comunicada. Os outros 93% são comunicados pela linguagem corporal.

Atos que passam despercebidos como bocejar ou olhar para o relógio demonstram total falta de interesse e consideração para com um cliente.
Portanto, aumente sua capacidade de entender a comunicação não verbal do outro, porque as pessoas muitas vezes não comunicam abertamente o que sentem.

Inclusive, nos programas que ministro até cantamos aquela cançãozinha:
“Empatia/ Empatia/ Como você se sentiria?”

E por falar em programa. Uma boa orientação pode modificar a forma com que um indivíduo pensa a age cognitivamente com relação aos outros. À medida que se aprende a observar perceber e compreender o outro, sem abrir mão de sua individualidade, haverá uma verdadeira fusão entre humildade e empatia.

Os resultados: estando sintonizado com que os outros sentem em um dado momento, o indivíduo será capaz de dizer e fazer o que for apropriado, evitando melindre, desgaste nas relações e otimizando o tempo gasto em suas atividades diárias.


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário