sábado, 15 de julho de 2006

Network Inteligente

"Você pode fazer mais amigos em dois meses interessando-se pelas outras pessoas do que em dois anos tentando fazer as outras pessoas interessarem-se por você.”
- Dale Carnegie


Se você só liga para seus ex-colegas de trabalho quando está desempregado, fique atento, pois está jogando fora uma excelente oportunidade de ser lembrado.
Procurar as pessoas somente nos momento de necessidade o tornará um chato interesseiro. As pessoas precisam sentir que também ganharão algo em troca.
A idéia de cultivar uma rede de relacionamentos vai além de explorar dos dados contidos naquela “agendinha” esquecida.
O network poderá fornecer um panorama geral do mercado de trabalho. Em contato com outros profissionais, você poderá encontrar maneiras de avaliar as habilidades que possui e descobrir as habilidades que você deve desenvolver. Isto o tornará mais competitivo.
A sua rede de contatos precisa saber o que você anda fazendo, quais foram os seus últimos cursos de atualização e eventos que participou.
Assim, quando chegar o momento de procurar um novo emprego, o network evita que você fique desesperado para identificar quais as pessoas que poderão ajudá-lo.
Todos nós precisamos cultivar um network, não somente para procurar um novo emprego, mas para obter informações úteis, que nos ajudarão em nosso crescimento pessoal e profissional.

Dicas:

Mantenha uma lista de todos os seus contatos
Crie um banco de dados contendo o máximo de informações possíveis a cerca de seus contatos. Ex. nome, endereço, e-mails, telefones, data de aniversário, etc.

Conheça o network do seu network
Alguém que você conhece poderá lhe apresentá-lo a pessoas interessantes e, que eventualmente poderão integrar o seu banco de dados. Tais contatos poderão ser valiosos no futuro.

Comunique-se
Não se comunique no vazio. Forneça ao seu network informações úteis, conselhos e oportunidades.
Isso poderá trazer-lhe muitas recompensas.

Seja prestativo
Agindo de forma útil e desinteressada as pessoas estarão muito mais dispostas a ajudá-lo, e provavelmente vão lembrar mais de você quando aparecer uma oportunidade.

Não despreze um contato
Gerentes indicam subordinados, mas o inverso também ocorre.
Um assistente hoje pode, ser o presidente de uma grande corporação amanhã.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário