segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Sedex 10 Correios 0

O marketing de ponta cabeça
por Débora Martins

O trabalho dos Correios ainda me fascina. Desde criança, sempre ficava admirada com a logística toda empregada nesse negócio. Imagine que incrível, postar uma carta aqui e alguém recebê-la do outro lado do mundo. Em tempos de Internet fica até difícil perceber o trabalho que as pessoas deste serviço realizam. É realmente admirável, pena que ainda não o privatizaram completamente. Mas dá para sentir a diferença quando se trata de franquia. Abaixo você entenderá melhor o porquê.
Dias atrás recebi uma notificação dos Correios (em carta registrada) contendo cinco páginas (dinheiro do contribuinte), assinada por dois advogados de um escritoriozinho chumbrega de advocacia especializada em propriedade intelectual. Claro que é terceirizado, e com seu dinheiro pois você é contribuinte.
Nesta “notificação”, a empresa que representa os Correios exige que retiremos do site de nossa empresa seu logotipo. Ainda bem que temos dez dias para fazê-lo!
Mas, como assim? Pedem para retirar o logotipo, mas o mesmo encontra-se disponível para download no site deles.
Calma, você não está enlouquecendo. Eu também pensei que estava.
Afinal, qualquer empresa quer que seu logotipo seja divulgado gratuitamente ou não?
Primeiro notifica judicialmente, depois convida a fazer um cadastro no site para utilização da marca. Pera lá! Acho que alguém perdeu a noção no meio do caminho. Ah, sim, é claro que o link fornecido para cadastro não funciona em nenhum browse de navegação.
Gente, eu não sou ignorante, sei muito bem como funciona a lei de marcas e patentes. Estamos de acordo com a lei e, de repente, do nada, me acontece um negócio desses.
Bem, mas não fica só aí, agora imagine ligar para o escritoriozinho que representa os Correios e explicar a situação, isso é cometer suicídio, pois afiadíssimos tentam lhe convencer de que você é um criminoso.
Enfim, marca retirada, mesmo que dentro da lei, e mais um aprendizado.
Caro leitor, queira me perdoar pelo verso abaixo, mas Roger, da banda Ultraje a Rigor, no final dos anos 80, estava coberto de razão:

“Morar nesse país é
como ter a mãe na zona”.



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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
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Um comentário:

  1. Deveriam cuidar do servicço imagina demorar 20 dias pra receber um Sedex ???#$@%%$#¨$@

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