quarta-feira, 28 de maio de 2008

Comunicação para todos!

Impressões Profissionais
por Débora Martins

Parte da minha vida passei estudando e tentando encontrar formas de me comunicar melhor. Graças a Deus, um dia minha ficha caiu. Foi aí que compreendi que mais do que aprimorar meu vocabulário e minha escrita precisava ser coerente e me fazer entender. Então decidi abandonar o vocabulário acadêmico cheio de “a prioris” e “a posterioris” para que as pessoas realmente compreendessem a mensagem principal. A mobilidade da linguagem, as regionalidades e, sobretudo, a criatividade nos permite comunicar idéias a todas as classes, com clareza.

Tenta falar difícil – vai gaguejar. Afinal está tentando impressionar. Pergunta: A troco de quê?

Tenta falar escrachado – vai-se sentir ridículo. Já ouvi dizerem: Ai, isso não combina comigo... Blá, blá, blá.

Tenta ser você mesmo – Então? (essa eu deixo por sua conta).
Dica: Ser eu mesma é a que tem funcionado melhor. Eu garanto!

Afinal do que estou falando? Simplicidade, é obvio! Simplicidade.
Por favor, não confunda com analfabetismo e ignorância, pois quando o assunto se refere a política e diplomacia internacional a formalidade e academia são imprescindíveis.

Ufa! Voltando. É na linguagem simples que se compreende o verdadeiro objetivo de nossa comunicação. Ela é bem útil em nosso dia-a-dia. Pense nisso!

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário