sexta-feira, 23 de maio de 2008

Você tem medo de gente?

Impressões Profissionais
por Débora Martins

Projete seus relacionamentos e confie nos resultados futuros

O que você quer ser quando crescer?
Desde criança nunca tive dúvidas, eu queria mesmo era escrever, sei lá, qualquer coisa, jornal, revista, livro ou bilhetinho. Brincava de escolinha, e sonhava em trabalhar em um escritório quando adulta. Não sabia muito bem o que as pessoas faziam num escritório, mas tinha certeza de uma coisa, eles escreviam o tempo todo. Nunca sonhei em ser princesa ou artista de TV, eu queira que as pessoas lessem o que eu escrevesse, só isto me bastava.
Pois é, muito do que somos hoje é resultado de nossos inocentes projetos infantis, sonhos e desejos que surgiram como brincadeiras. Com o passar do tempo, alguns foram abandonados, já outros ganharam muita força.
No entanto, há uma coisa que sempre nos afasta de nossos sonhos, o MEDO.
No artigo anterior da Série Gerenciando Relações, contei-lhe sobre muitas coisas que contribuem para que tenhamos bons relacionamentos como, por exemplo, a educação que recebemos de nossos pais.
Porém, o medo, algo interno que não depende absolutamente de ninguém, é um grande vilão quando o assunto é interagir com as pessoas.

Medo – Eta coisinha idiota!
Você já sentiu um medo terrível?
Eu já! Em 1999 morria de medo de homens de gravata. Olha que absurdo... Um sentimento completamente ilógico. Afinal, no escritório quase todo mundo usava gravata. Ôoo, com exceção das moças, é claro.
Finalmente minha ficha caiu, quando participei de uma reunião com meu chefe. Neste dia todos os participantes da reunião me colocaram contra a parede e eu não consegui argumentar. Outro agravante era o meu vocabulário, muito pobre, inclusive não condizente com o cargo que ocupava.
Gente! Eu passei uma das maiores vergonhas da minha vida, uma gerente de Vendas que vendia mas mal sabia se expressar.
Descobri que na verdade não tinha medo de homens que usavam gravata, a questão era minha pobreza de repertório que não era adequado o suficiente para encará-los. Era preciso reagir. Foi o que fiz!

Você tem medo de gente?
Muitas vezes o receio de nos colocarmos diante de algumas pessoas ou situações nos impede de relacionar. Perceba que isto acaba interferindo em todas as áreas, mas principalmente em nossa vida profissional.
Mas, pera aí, como vencer o medo?
Encarando-o, é claro! Mas não é só isso, você também deve assumir a responsabilidade sobre o que fazer com o resultado de sua decisão.
Quando percebi que tinha medo de me expor diante de meu chefe, compreendi que minha responsabilidade primordial era me reinventar como profissional. Logo, para que superasse meu medo teria que estudar, me reciclar e, sobretudo, fazer jus ao cargo que ocupava.
Talvez você esteja se perguntando se foi um processo fácil. Bem, meus olhos se encheram de lágrimas só de recordar este período.
Você se sente a pessoa mais incompetente do mundo e te provam isso, será que é fácil?

Você também é um pouco Fênix
Para que possamos combater qualquer medo, precisamos usar nosso poder de ave fênix e renascer das cinzas. Isto mesmo, juntar o pó e os resíduos da combustão do vexame e nos reconstruir. Caramba, nossa! Que coisa profunda... Ahahah
Mas é verdade. Em outras palavras, é preciso força de vontade.
Outro ponto importante é “não pagar pau pra ninguém”; gente, me perdoem pelo vocabulário, mas esta é a expressão que melhor se encaixa na situação.
Preocupamos tanto com o que os outros irão pensar ou dizer a nosso respeito que deixamos de nos relacionar, baseando-nos num pensamento pré-concebido.
Não importa se você está agradando ou não. O que realmente importa é que você esteja se relacionando. Algumas pessoas entram e saem de nossa vida tantas vezes que nem percebemos. Somente as pessoas que valem a pena permanecem. Mas como identificá-las?
Somente se relacionando!

Combatendo o medo
Ao darmos o primeiro passo no combate aos nossos medos, começamos a nos relacionar de forma mais leve, despreocupada. Algumas pessoas são verdadeiras caixinhas de surpresas, mas só iremos descobrir se as abrirmos.
Quando você era criança, aposto que não tinha tanto medo assim, lembra que sua mãe pedia: “Não fale com estranhos”.

Amigo, faça o seguinte, puxe a fita do laço desta caixinha, pois é somente assim que descobrirá como são as pessoas e como poderá se relacionar com elas. Fique tranqüilo, este é assunto do próximo artigo.

Reflexão:

Quando somos crianças, temos uma vaga idéia de como as coisas funcionam, mas quando crescemos começamos a compreendê-las. Relacionar-se tem destas coisas, medo insegurança e “neuras” infundadas. O melhor é preparar o espírito e assumir uma atitude positiva com relação aos outros.


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário