quinta-feira, 1 de maio de 2008

O que sabemos sobre motivação?

Impressões Profissionais
por Débora Martins

Ao longo dos anos, desde a década de 90, as empresas criaram novas formas de interagir com seus colaboradores. A crescente evolução na área de Recursos Humanos tem contribuído para melhoria nas relações.

Uma prova disso é a criação de programas motivacionais, cujo objetivo é proporcionar ao colaborador um ambiente de valorização cada vez mais agradável ao convívio social.

Colaboradores motivados produzem mais e melhor. Querem participar opinar, criar e contribuir. Tudo isso graças ao estímulo que recebem. Este por sua vez, torna-se cada vez mais exigente.
Daí, o departamento de Recursos Humanos tem um novo perfil de cliente interno para atender. Não apenas isso, pois nas organizações de sucesso este colaborador é considerado um Empreendedor, ou melhor, um Intraempreendedor.

Estimulado, passará a querer cada vez mais novidades. Passa então a comparar os modelos existentes no mercado. Abre mão de sua folga para se engajar em projetos paralelos da própria empresa. Agora temos um colaborador insaciável!
Alguém que foi estimulado e descobriu suas competências.

Se não temos como mantê-lo motivado, temos um problema. Os primeiros sintomas são: desânimo, insubordinação, ansiedade, ausência, falta de assiduidade e desagregação das equipes de trabalho.

Vale lembrar que com a velocidade da Internet, as pessoas estão cada vez mais carentes de um direcionamento. Temos então um nicho a ser trabalhado. A ação de motivação continua com base na manutenção e fidelização de clientes internos.
Em outras palavras: Será que estamos preparados?




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