sábado, 27 de setembro de 2008

Quando Dom Sebastião voltar...

Impressões Pessoais
por Débora Martins

Quando o final do ano se aproxima é hora de dar aquela revisada na lista de metas anuais. Será que este ano vai ser diferente? Hum...
Os presságios são bons, afinal mais de 50% das metas já foram cumpridas. Espero que sua lista também esteja de vento em popa, ou melhor, com vários itens riscados.

Pois é, mas, infelizmente, para algumas pessoas a história é bem diferente. É muito triste, pois nem metas têm. Mas, o pior mesmo é quando arranjam desculpas pra tudo, inclusive para não agarrarem seu sonhos. Como diriam os portugueses, estão à espera de Dom Sebastião (Sebastianismo).

Daí pensam... Seria bom arranjar um novo emprego, voltar a estudar, começar um novo curso, fazer uma pós-graduação, mestrado, quem sabe até um doutorado, cortar o cabelo e emagrecer uns dez quilos, pois, afinal, quando Dom Sebastião voltar as coisas vão mudar. Não é à toa que este comportamento irritou até Fernando Pessoa.

É preciso ter ousadia para mudar as coisas que nos desagradam.
Esperar o quê? Esperar por quem?
Há uma barreira que precisa ser transposta para que as coisas passem a ter sentido novamente, mas isso apenas será possível se não esperarmos por ninguém, por nenhum evento especial.

Todos somos dotados da capacidade de sonhar e materializar nossos sonhos. É desperdício não tentar. Mas também é uma questão de escolha. Crises e momentos difíceis sempre irão existir.
Mas se optar por continuar esperando pegue uma almofada, afinal é melhor que fique confortável.

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
------------------------------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br

3 comentários:

  1. Esse ano voou! Impressionante!
    Espero realizar mais que este ano, mas não posso reclamar pois consegui realizar muitas das metas almejadas.
    Ótimo final de semana, Débora!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu texto, Débora. Simples, mas eficaz.
    Mas acho que a maioria das pessoas têm objectivos, sim. Só precisam é de tomar consciência deles. Há sempre uma razão para optar por isto e não por aquilo.
    Beijão,

    Milouska

    ResponderExcluir
  3. Parece que foi ontem que inicie meu primeiro Blog (Um dos projetos deste ano); acabou surgindo o segundo também. Dê o primeiro passo, que uma coisa puxa outra. Aprendi com um antigo patrão que é preciso ter planos e escrevê-los. Muito do que escrevi já risquei da lista.
    Tenho que agradecer a ele as leitruas dos livros de Dale Carnegie que le quase me obrigava a ler. Ai meus 15 anos. Já vão longe!

    É sempre ler textos que nos trazem boas recordações!

    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir