quarta-feira, 26 de maio de 2010

Comunicação entre vendedores e clientes

Impressões profissionais
por Débora Martins

Hoje respondo o gerente de vendas Marcelo Ribeiro de São Paulo. Pergunta - Débora, o que é preciso para melhorar a comunicação entre vendedores e clientes?

Olá Marcelo, respondo sua questão de maneira objetiva e ilustrativa (fiz este desenho) para mostrar como é a estrutura da comunicação e, o que é preciso para que a mesma ocorra.
Desse ponto você é capaz de analisar o que realmente necessita de ajustes.


Emissor - É quem emite a mensagem para outro indivíduo. Aquele que fala deve ser claro e objetivo.

Receptor – É quem recebe a mensagem. Deve ser capaz de interpretar a informação recebida.

Mensagem – Ninguém se comunica no vazio. Deve haver conteúdo, ou seja, a mensagem é conjunto de informações que pretendemos transmitir.

Canal – É o meio utilizado para transmissão da mensagem. Pode ser: pessoalmente, por telefone, e-mail, etc. Obviamente que cada canal possui suas característica.

Código – É a linguagem que utilizamos para nos comunicar. Logo, o emissor deve se preocupar em ser didático, claro e coerente para que o receptor compreenda imediatamente o que foi dito.

Contexto – É questão, ou seja, o que torna a nossa mensagem de interesse do receptor. Será a mensagem trazida pelo emissor é verdadeiramente interessante para o receptor?

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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
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Um comentário:

  1. Boa tarde

    Debora

    Assiti sua palestra Atender bem e gostei muito da sua desenvoltura e domínio de conhecimento sobre o tema.

    Bela

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