quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Qual é seu dito popular?

Impressões profissionais
por Débora Martins

“Camarão que dorme a onda Leva” ou “Jacaré que fica parado vira bolsa”, pêra ai... Tem uma melhor “Passarinho que dorme com morcego acorda de ponta cabeça”.
São com estes “belíssimos” ditos populares que começo este texto.

Obviamente, vamos falar sobre motivação, ou melhor, sobre a necessidade de se colocar em movimento. Eu não escrevo e, jamais, escrevi para pessoas desmotivadas. Estas não me interessam. Sabe aquele dito “Do chão não passa”? Passa sim, vai pro buraco.

Justifico, não escrevo para desmotivados porque eles não se dão ao trabalho de ler. São agressivos, reativos e mal agradecidos. Tenta ajudar para ver, vai? Vão te culpar por isso mais tarde.

Quem realmente me interessa são as pessoas que buscam por mudanças, por aprimoramento. Aqueles que em algum momento, por determinada situação pararam de acreditar em suas capacidades. Não conseguem vislumbrar dias melhores. Pessoas que são suficientemente maduras para entender que todos os seres humanos passam por momentos difíceis, mas que é preciso saber se levantar.

Olha que interessante - Em algumas empresas, quando termino minha palestra várias pessoas me abordam pedindo dicas. Engraçado, estas mesmas pessoas acabaram de ouvir 1h30min de dicas, fórmulas, percepções, etc, não foi? E ainda assim querem mais e mais.
Agora as pessoas que realmente querem mudar, estas não querem dicas. Elas anotam tudo, ficam atentas e retornam para suas casas pensando no assunto, isso por vários dias e, futuramente aplicarão com sucesso o que escutaram.

Pois é, “gato escaldado tem medo de água fria” não vale à pena aconselhar um poste, ele é concreto, literalmente. “Goiaba na beira de estrada, ou é verde ou esta bichada” esse foi certeiro para descrever que quem fica parado de boca aberta está com algum problema, não é verdade?

Portanto, escreva sua história, seus ditos, de forma diferente. As pessoas interessantes para mim e, para o mercado de trabalho são as que têm brilho nos olhos. Coloque-se em movimento agora “Antes tarde que nunca”, não é mesmo?
Enfim, só queria roubar cinco minutos do seu sono esta noite, afinal “A noite é boa conselheira”. Pense nisso!


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
-----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

2 comentários:

  1. Oi Débora,
    Não sei se é um dito. Norteia momentos importantes da minha vida: Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Pessoas desmotivadas sempre acham que os problemas delas são maiores que os nossos, uma mera desculpa sem cabimento para mascarar a falta de vontade em progredir. Não existem dicas milagrosas, é preciso correr riscos. É por um desses meios que aprendemos a criar nossa própria trajetória de sucesso.

    Bjsss!!

    ResponderExcluir