quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sua postura vende?

Impressões profissionais
por Débora Martins

Você pode não se dar conta de que a postura reservada é a causa de muitos problemas de aproximação. Uma postura reservada típica, por exemplo, é sentar-se com braços e pernas cruzados, e a mão cobrindo a boca ou o queixo. Parece que a pessoa está tão conectada com seus pensamentos que seria um “crime” interrompê-la, não é mesmo?

Mesmo que você não tenha lido o tão famoso livro “O Corpo Fala” de Pierre Weil e Roland Tompakow, já consegue identificar alguns destes sinais.

Para entender a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal é preciso observar e obviamente, se auto-observar também. É uma linguagem complexa, entretanto, ocorre tão naturalmente que somos denunciados a cerca de nossos pensamentos e vontades. Pois é, é tudo muito espontâneo.

Portanto, a postura aberta é a mais eficaz quando se deseja demonstrar disponibilidade para interagir e aproximar-se das pessoas. Para quem trabalha com atendimento e vendas é fundamental aprender a importância de ter controle sobre seus gestos e atitudes.

Os clientes estão atentos as nossas informações, verbais e não verbais. Por meio de uma rápida observação emitem impressões sobre como gostariam de ser tratados, bem como respondem ao tratamento recebido instantaneamente, já percebeu?

Com frequeência os atendentes e vendedores se inclinam pra trás quando cumprimentam um cliente. Deveria ser o contrario, não é mesmo? Se quisermos transmitir aproximação, calor e boa vontade, então é preciso treinar a postura. Assim tudo muda, eu garanto!

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Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

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