quinta-feira, 27 de julho de 2006

Grandes Líderes

Um comentário rápido sobre liderança

Do que são feitos os grandes líderes?
Segundo Chistopher D. Kolenda, tenente membro do exercito norte-americano, os líderes são os vencedores.
Para ele, são pessoas que "mantenham seu enfoque na excelência e os que estão ao seu redor seguirão seu exemplo”. Os vencedores contribuem para o sucesso; os vencidos apenas reclamam. Vencedores gostam de resolver problemas; os vencidos apenas os identificam".
Mas não é preciso ir à guerra para compreender que, na verdade, o que nos torna um grande líder é o que conquistamos, não com força, mas com sabedoria.
Ao meu ver, um grande líder é aquele que sabe pedir e aceitar feedback, especialmente dos subordinados. Consegue ouvir e compreender, com ponderação e paciência, todos os pontos de vista. Assim, imediatamente busca novas formar de reinventar seu comportamento.
É difícil? Com toda certeza, pois poucas pessoas admitem seus erros ou estão dispostas a aceitar feedback.
Os grandes líderes não são pessoas agressivas e que falam em voz muito alta, talvez para compensar a sua insegurança. São pessoas que têm confiança, coragem, humildade e jamais fazem uso do medo para controlar seus subordinados.
No auge da moda dos grandes gurus, é importante separar o joio do trigo e saber que cada um do seu jeito e estilo pode vir a ser um grande líder.
Para mim, os grandes líderes que conheço e admiro tem algo em comum: o respeito ao próximo.

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
--------------------------------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br

Um comentário:

  1. Você deveria palestrar para oficiais da policia militar e alguns graduados, principalmente para aqueles que acham que soldados, são apenas elemento de execução e meros subordinados.

    ResponderExcluir