Impressões Profissionais
por Débora Martins
O mercado, sem dúvida, está repleto de bons profissionais.
No entanto, muitos destes profissionais acabam passando despercebidos por ficar quietinhos nos momentos mais importantes, quando teriam uma oportunidade única de expor suas idéias.
As razões são inúmeras, às vezes medo de ser taxado de "puxa-saco”, falta de confiança nas próprias idéias, ou até mesmo não saber falar em público. Porém, quando confrontados com estes fatos, eles dizem que não há problemas e sim pura timidez.
O que fazer?
Minha primeira dica é, com toda certeza, recorrer aos profissionais capacitados, como psicólogos e fonoaudiólogos, que podem tratar do problema e ainda elevar a auto-estima dos profissionais.
Mas, se você não pode contar com tais recursos em sua empresa, experimente combater a timidez e a insegurança por meio de atividades práticas que podem ser realizadas com facilidade em seu dia-a-dia.
Um líder de equipe ou um facilitador pode colaborar muito para combater a bendita timidez que tanto nos atrapalha. Seguem algumas dicas, que inclusive prático em sala de aula:
- Crie simulações que possam abordar temas e situações do cotidiano, dos mais simples aos mais complexos.
- Permita que o grupo se solte, mesmo que pareça que as coisas vão tomar outro rumo.
- Trabalhe com a postura, procure ordenar a fala com início, meio e fim, usando objetividade e persuasão.
- Peça sugestões, isso aumenta a autoconfiança.
- Trabalhe a fala, melhorando dicção, respiração e clareza.
Sempre que o profissional for capaz de ter comportamentos mais desinibidos vivenciará um importante acréscimo de auto-estima, o que só nos acontece quando conseguimos ultrapassar alguma limitação ou obstáculo.
E, o mais importante, crie um clima favorável dentro de sua equipe, e respeite o tempo do tímido.
Você vai se surpreender com os resultados!
Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário