Impressões Profissionais
por Débora Martins
Você é líder? Bem, se é, com certeza já deve ter vivido ou está desfrutando de ótimos dias em companhia de sua equipe. São pessoas interessantes e comprometidas. Sendo assim, cria-se um clima de confiança e reciprocidade.
Às vezes o clima é tão bom, mas tão bom, que o colega de trabalho torna-se um amigo verdadeiro, assim rompendo-se as fronteiras da empresas e passando-se a desenvolver um relacionamento íntimo bastante gratificante para ambos.
Mas será que todos os segredos devem ser revelados?
Opa! É bom sermos cautelosos. Certas informações de caráter profissional e pessoal não devem ser reveladas a todos os subordinados.
Pode parecer paranóia, mas manter certa dose de discrição conserva o respeito. Sem contar o fato de que realmente é preciso preservar informações para que não se comprometa a sua própria integridade profissional.
O que posso revelar a minha equipe?
Você pode ser um exemplo:
· fale sobre suas experiências profissionais anteriores;
· descreva sua biografia profissional, contando o que tem feito para crescer na carreira;
· revele seus ídolos, quais pessoas você admira e que contribuem para sua carreira;
· conte-lhes como resolveu determinado problema de ordem complexa;
· diga aonde pretende chegar profissionalmente.
Assim você se torna mais interessante e conquista a admiração de seus subordinados.
Falando sobre suas metas, você vai perceber que muitas pessoas pensam como você. Temas discutidos em reuniões sobre assuntos que não são pertinentes aos subordinados só os tornam ansiosos e improdutivos.
Note que muitos profissionais precisam de um conhecimento extra, uma direção, um exemplo, e você poderá proporcionar isso a eles.
O resto... Boquinha de siri!
Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário