quinta-feira, 20 de março de 2008

Você conhece Stephen Hawking?

Impressões Pessoais
por Débora Martins

Quem disse que você não é capaz?
Você talvez já tenha ouvido falar de Stephen Hawking, ou o tenha visto numa reportagem do jornal, lido a seu respeito numa revista ou assistido a um programa de TV sobre ele. Aliás, mesmo que você não tenha a menor idéia de quem estou falando, a partir do momento em que conhecê-lo passará a admirá-lo.
Stephen William Hawking nasceu em Oxford, Inglaterra, em 8 de janeiro de 1942. Doutor em Cosmologia, é um dos mais consagrados físicos teóricos do mundo, e também professor de matemática na Universidade de Cambridge (posto que foi ocupado por Isaac Newton). Mas, e além de tudo isto, ainda dá palestras e escreve livros, tem três, inclusive um deles é best-seller mundial, "Uma breve história do tempo".
Um currículo admirável para quem possui uma rara doença degenerativa que paralisa, um a um, os músculos do seu corpo. Em 1985 sofreu uma traqueotomia, e desde então utiliza um sintetizador de voz para se comunicar.
O professor Hawking é uma daquelas pessoas que veio ao mundo para nos lembrar de como somos capazes. Pense nisso!

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!

----------------------------------------------------------------------------------------------- Notas de rodapé
A doença de Hawking foi detectada quando tinha 21 anos. Gradualmente foi perdendo o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade é praticamente nula.

- Em 9 de janeiro de 1986 foi nomeado pelo papa João Paulo II membro da Pontifícia Academia das Ciências.
- Em 1993 participou de episódio da série Star Trek - A Nova Geração em cena em que é um holograma, conjuntamente com Newton e Einstein, jogando cartas com o personagem Data.
- Em 1994 participou da gravação do disco do Pink Floyd, The Division Bell, fazendo a voz digital em "Keep Talking".
- Fez algumas participações em Simpsons, Futurama e Padrinhos Mágicos.
----------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Stephen Hawking é sem dúvida um gênio do nosso tempo.

    ResponderExcluir
  2. Um gênio em todos os sentidos, pois encontrar formas de viver com sua deficiência, o torna ainda mais especial. Pensar que qualquer obstáculo nos derruba psicologicamente...

    Abraços,
    Berenice

    ResponderExcluir