quarta-feira, 5 de março de 2008

O que é 5S?

Impressões Profissionais
por Débora Martins

5S é uma metodologia utilizada para melhorar a organização dos ambientes de trabalho. Promove integração entre colaboradores e mudança de atitude. Trata-se do pioneiro dos programas de gestão de qualidade. Foi desenvolvido no Japão após a Segunda Guerra Mundial para restaurar a ordem no caos em que se encontrava aquele país.
O nome 5S provém de cinco palavras do idioma japonês, iniciadas com a letra "S", que designam cada um dos princípios a serem adotados:
Seiri: Senso de Utilização - Consiste em separar o que é útil do que não é. Criar uma ordem para utilização de materiais úteis e descartar o que é desnecessário.
Seiton: Senso de Organização – Baseia-se em estabelecer um lugar para cada material, identificando e organizando cada um conforme a freqüência do uso. Deixando no ambiente próximo ao colaborador somente o material necessário.
Seisou: Senso de Limpeza – Preza por manter os ambientes de trabalho limpos e em ótimas condições operacionais.
Seiketsu: Senso de Saúde – Visa a conscientizar os colaboradores sobre a importância de adotarem hábitos saudáveis. Padroniza o comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental.
Shitsuke: Senso de Autodisciplina - Autodisciplina é um estágio avançado de comprometimento dos colaboradores com o programa. É a autogestão, em que o colaborador se adapta à nova realidade e consegue atingir satisfatoriamente os quatro princípios anteriores do 5S.

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Notas de rodapé
Qualidade é um processo de educação continua, que
envolve mudança de mentalidade e comportamento. Portanto, investir em qualidade é essencial. Com a ajuda deste curso em CD-ROM você também poderá criar o seu próprio programa.
Este curso apresenta diretrizes para orientação e conscientização do programa de qualidade 5S. clique aqui!

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário