Impressões Profissionais
por Débora Martins
Ainda está nervoso?
Calma, calma. Estou aqui para ajudá-lo. No primeiro texto falamos sobre comportamentos. Lembra? Chicletes, celulares, acompanhantes e procedimentos inconvenientes. Chegou a hora de falar sobre aparência, algo que envolve todo o conjunto: vestimentas, perfumes, aparência física, etc.
Insisto para que preste atenção a este comportamento e não corra riscos. Você é bom! Só precisa aumentar suas chances de sucesso frente à acirrada competição que, mais do que nunca, se intensifica no mercado global.
- Comparecer à entrevista vindo direto da balada
No meu tempo dizia-se noitada... Bem, não faz muito tempo assim. Enfim, as impressões que ficam ainda são as mesmas. Comparecer à entrevista com a cara amassada no meio da semana pode assustar o selecionador. Cheirando a álcool, então, nem merece comentários.
- Comparecer de chinelo de dedo
A mocinha era linda e super descolada, mas a vaga era para recepcionista de uma rede internacional de hotéis. A questão é que depois da entrevista inicial ela deveria seguir imediatamente para uma segunda etapa do processo no próprio hotel. Sinto muito, mas chão de mármore e arabescos não combinam com chinelos de dedo. O candidato deve estar preparado para causar uma boa impressão em qualquer ambiente. Aparência conta sim!
- Vestimentas muito ousadas ou extravagantes
Decotes, saia e calças muito justas, tecidos transparentes e cores berrantes.
Como citei anteriormente, a aparência conta muito no momento da entrevista. As empresas procuram por pessoas sóbrias e capazes de executar atividades que contribuam para o crescimento da organização. Aí você pergunta: vão me julgar pela roupa? Sim! Eles ainda não te conhecem, não sabem da sua capacidade. De acordo com suas roupas podem fazer outro juízo de você. Portanto, procure trajar-se de forma conservadora. Mas lembre-se de se sentir à vontade e manter seu estilo, sem exageros.
- Cuidado para não exagerar no perfume
Realmente perfume é algo muito pessoal. Inclusive certos tipos, que exigem hora e lugar para serem usados. Minha amiga Iolanda Moura, por exemplo, recentemente tirou minhas dúvidas e até sugeriu uma lista de fragrâncias e como usá-las de forma adequada. Bem, se você não tem ninguém para orientá-lo o melhor é lembrar que quando estamos em busca de emprego vamos lidar com vários tipos de pessoas e freqüentar diversos ambientes. Portanto, seja marcante, mas por seu conteúdo.
Hoje ficamos por aqui. Sim, vale lembrar que muitas vezes uma aparente e pequena agência de empregos pode ter como cliente empresas multinacionais. Pense nisso!
Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário