Impressões Profissionais
por Débora Martins
A demanda do mercado atual determina a busca por pessoas com perfil empreendedor. Muita gente questiona sobre o que se deve fazer para obter sucesso num mercado tão competitivo.
Empreendedorismo tem sido algo muito comentado e discutido em minhas palestras e artigos. Um assunto muito bem recebido, mas que ainda gera dúvidas sobre o real perfil de pessoas consideradas empreendedoras.
A questão é que o mundo está mudando, as organizações não são mais paternalistas, e as pessoas precisam aceitar e acompanhar tais mudanças.
Segundo Dornelas, autor do livro Empreendedorismo: transformando idéias em negócios, Editora Campus, os empreendedores são visionários, indivíduos que fazem a diferença, sabem explorar as oportunidades; além disso são determinados e altamente dinâmicos e, sobretudo, dedicados ao trabalho.
O perfil do empreendedor não necessariamente está atrelado a um modelo de profissional, pois recebe influências regionais significativas, ou seja, necessidades e hábitos culturais de uma região influenciam comportamentos. Os empreendedores absorvem esses comportamentos e o resultado se reflete sobre suas ações nas empresas.
Logo, fica clara a necessidade de avaliar se o que é bom para os americanos e europeus também é válido e bom para nós.
Queira ou não, quando pensamos em empreendedores vêm-nos à mente pessoas otimistas e apaixonadas pelo que fazem, independentes e construtoras do próprio destino. Pessoas que acreditam que o dinheiro é conseqüência do sucesso nos negócios, que possuem liderança incomum e sabem construir uma rede de relacionamentos externos à empresa, planejam cada passo do negócio, possuem conhecimento, assumem riscos calculados, e criam valor para a sociedade na qual o empreendimento se encontra inserido em busca de soluções para melhorar a vida das pessoas.
Sem dúvida, alguns nascem empreendedores, outros têm que se esforçar, mas nem todos os que se esforçam conseguem chegar lá. O fato é que há vários estilos de empreendedores e existem habilidades que podem ser aprendidas. Segundo Morais, autor do livro Atitudes de empreendedores, Editora Quality Mark, o segredo é adquirir experiência com outros empreendedores.
Não é fácil ser um empreendedor, cabe a cada um propiciar-se condições para buscar o prazer com seu trabalho, traçar estratégias e dar os primeiros passos no desenvolvimento de suas habilidades e competências. Mais do que isso, é necessário quebrar paradigmas e soltar as amarras que lhe impedem de construir o sucesso.
Isso não significa que devemos nos tornar “tagarela de carteirinha”, divulgando aos quatro ventos nossas realizações profissionais.
Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário