por Débora Martins e Iolanda Moura
A urgência na conclusão do TCC, na realização de um trabalho importante, ou até mesmo diante da pressão das metas diárias, faz com que procuremos por pessoas que são as fontes de informação de que precisamos. Ora, se há alguém que sabe mais do que eu por que não pedir ajuda?
No entanto, muitas vezes essa ajuda não chega e ficamos nos perguntando porque será que não fomos atendidos prontamente, afinal era só uma coisinha de nada, só uma perguntinha.
Pois é, muitas pessoas exigem as informações, isso sem ao menos perceberem que é necessário ter educação para obtê-la. Quando dependemos de alguém jamais devemos impor, cobrar ou exigir. É preciso ter mais humildade. Principalmente no caso dos estudantes que, afoitos com seus TCCs, ficam completamente atordoados e acabam se esquecendo do básico, que é tratar os outros com respeito.
Para este artigo e outros da série Educação na Comunicação, convidei a professora Iolanda Moura, que inclusive revisa meus textos, para escrevermos uma série de dicas de como obter melhores resultados por meio da comunicação.
No tema de hoje, como proposta acima, vamos tratar da escrita de simples e-mails.
Para que seus e-mails sejam respondidos é preciso que a mensagem seja clara e objetiva, sem erros e apresentada de forma coerente.
Vamos dividir em partes:
Que tal começar com uma saudação?
Bom Dia!
É importante se introduzir com um cumprimento, nada de ir logo tratando do assunto sem prévia delicadeza.
Depois tem que haver a própria identificação: sou fulano de tal, estudo em tal lugar...
Em seguida se deve entrar no assunto propriamente dito, expondo de maneira clara o seu propósito.
Importante! Nada dos símbolos usados na internet pra substituir as palavras, e que tudo seja o mais correto possível; o próprio sistema se incumbe de alertar para as palavras escritas incorretamente, em aplicativos como outlook; seja atencioso com os alertas na hora de enviar seu texto.
Agradeça no final, antes mesmo de receber a resposta. É como gostaria de ser tratado, não é?
Mas, pra tudo isso acontecer... Você vai ter que ter um mínimo interesse pela sua língua, se seu hábito de leitura se restringe a ver somente as mensagens dos amigos o resultado é o desastre na escrita...
Pois é, que tal investir um tempo na melhoria de sua escrita?
Se comunicar de forma apropriada, além de ser imprescindível para sua vida profissional, pode aumentar suas chances de obter o que deseja com mais rapidez.
É o primeiro artigo da série, portanto, pedimos que envie sua opinião.
Iolanda Moura http://www.letraguia.com.br
=Licenciatura Plena em Letras
=Preparadora de alunos para concursos
=Revisora de textos através da internet por sete anos
=Contratada por universitários, mestrandos e doutorandos para revisão de teses em universidades como USP, UNICAMP, UFSC, UnB, FGV, etc.
Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário