quinta-feira, 18 de setembro de 2008

É preciso ter firmeza!

Impressões Profissionais
por Débora Martins

Sim, sim! Não, Não!
Calma lá... Também não precisa ser 8 ou 8.000, apenas mantenha sua palavra. Mas, ela deve ter embasamento. Os extremos podem ser prejudiciais quando não temos argumentos.
O mais importante nos relacionamentos corporativos, principalmente quando se é líder, é ter firmeza nas próprias posições.

Falar sem muita segurança, voltar atrás, não saber argumentar ou ainda não ter certeza do que se disse, bem, acredito que não sejam lá atitudes muito boas. Afinal, como fica sua credibilidade?

Tem muita gente que se faz de louca e quer convencer o outro de que não fez ou não falou algo. Pessoas assim, além de tumultuar o ambiente de trabalho, acabam sendo vistas como não confiáveis.

Portanto, o melhor é abrir o jogo e colocar suas posições com convicção. Mesmo que à primeira vista isto não pareça muito simpático.
Se por um acaso houver necessidade de pedir desculpas ou esclarecer um mal entendido, tudo bem, qual o problema?

Ser firme em suas colocações ajuda sua equipe a evoluir, pois ninguém gosta de trabalhar com um líder “mole”, sem atitude. Entretanto, é preciso ouvir para aprender e estruturar nossas posições. Só assim somos compreendidos.

Como é possível argumentar sem conhecimento? Conheço gente que faz isto, é mais ou menos assim: joga-se no chão do supermercado e implora por um pacote de biscoitos. Ops! Pequei pesado, mas a cena é quase esta mesmo.
Pense nos “porquês” de os outros lhe depositarem confiança e perceberá que foi exatamente quando deu passos firmes.


Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
------------------------------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br

3 comentários:

  1. Se um líder não demonstrar firmeza nas atitudes, nunca conseguirá o respeito de sua equipe, e pior, vai conseguir um monte de gente querendo se aproveitar disse para puxar o seu tapete. É complicado.
    Beijão, Débora! :-)

    ResponderExcluir
  2. Débora,

    A firmeza é levar avante as ideias,e conseguir que elas sejam as melhores de acordo com os outros.
    Uma atitude de firmeza em acções justas e inteligentes tem resultados práticos,que muito falta na sociedade,em especial na responsabilidade Politica.

    O perigo é quando a firmeza degenera em teimosia comportamental habitual,assim os bons resultados não criam-se ou destroem-se.

    Abraço amiga,
    joao

    ResponderExcluir
  3. Olá Débora.
    Realmente todo líder precisa estar convicto daquilo que transmite,as idéias precisam ser claras e embasadas.
    Francis Bacon disse certa vez:"Precisamos conhecer bem nosso produto".
    Muitos hoje levantam teses e idéias sem ter argumentos suficientemente convincentes e tentam impor as mesmas na base da pressão.No mundo contemporâneo este tipo de liderança não tem futuro algum pois para transmitir uma idéia ou tese é preciso ter domínio do assunto.
    Forte Abraço!!!

    ResponderExcluir