segunda-feira, 20 de abril de 2009

Disputando cargos de liderança

Impressões profissionais
por Débora Martins

Hoje respondo a uma leitora de São Paulo (SP). Um questionamento freqüente com uma resposta quase padronizada. Pergunta enviada em 12/11/2008.

“Li suas dicas de como ser um bom supervisor no site Catho... Gostaria de saber se você pode me dar dicas de como me sair bem durante a entrevista/dinâmica em grupo, já participei de uma outra seleção mas confesso que não estava preparada, pois nem passei da prova escrita.”

Olá, Leitora! Oba! Vem aumento por aí (inclusive de trabalho)... Hahaha! Perdoe-me, mas não resisti e tive que brincar um pouquinho com você.
Pois é, participar de um processo seletivo não é nada fácil. Além de surgirem mil e uma dúvidas sobre nossa própria capacidade, ainda por cima tentamos desvendar o que passa pela cabeça de todos os envolvidos no processo. É muito desgastante. Afe!
Importante! Vale ressaltar que, em processos para cargos de gestão, principalmente internos, sua reputação deve ser idônea, uma vez que seus superiores e colegas serão suas principais referências. É bom se lembrar disto, viu?
Bem, vou dividir sua questão em duas partes:

Partes do processo – “entrevista/dinâmica em grupo”. Fique atenta, porque são etapas diferentes do processo. Na entrevista você tem a oportunidade única de se expor e argumentar. É um momento só seu, para falar sobre suas experiências e provar se efetivamente possui capacidade para assumir o cargo almejado. Na dinâmica de grupo, você precisa ser natural. Não existe certo ou errado. É você interagindo com o grupo, é isto que o selecionador irá observar.

Preparação – Estar ou não preparado? Eis a questão...
Você terá que participar. É o preço a pagar. Receber “nãos” faz parte da vida. É muito comum travarmos nesses momentos, ficamos nervosos mesmo, mas é preciso trabalhar a autoconfiança acima de tudo.

Um adendozinho sobre a prova escrita: Independentemente do cargo que ocupará, a boa comunicação é fundamental. Leia bastante e pratique redação livre. Vá com fé que a vaga é sua!

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
----------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário