quarta-feira, 22 de abril de 2009

Quero abrir meu próprio negócio!

Impressões profissionais
por Débora Martins

Hoje respondo a um leitor de Santa Catarina. Nesta mensagem não conta detalhes sobre formação acadêmica ou experiência profissional, entretanto é o tipo de pergunta que merece uma atenção especial, pois não é todos os dias que alguém nos procura, humildemente, para compartilhar seus sonhos. Pergunta enviada em 03/02/2009.

“Estou com idéia de abrir um negócio, não sei exatamente o que ainda. Você tem alguma sugestão para me dar? Pensei em algum tipo de comércio”.

Olá, Leitor! Parabéns pela iniciativa. Fico feliz em poder contribuir de alguma forma. Vou tentar ser objetiva e colaboradora, OK?
Mesmo sem possuir mais informações a respeito de sua profissão e formação, é importante ressaltar a qualidade do momento.
Todos temos sonhos, alguns em maior intensidade e outros nem tanto.
Mas é por meio de sua vontade e empenho que conseguirá realizá-los. Criei uma frase, brinco e a uso com freqüência: “Sonho acordada, sonho concreto e sonho com creme”. O importante é sonhar e mover o mundo para que tal sonho se concretize. Mas vamos à resposta:
Um comércio, uma empresa de consultoria ou uma fabriqueta de fundo de quintal, não importa. Se quiser mesmo assumir as rédeas de sua vida no sentido de empreender um negócio só seu, deve antes de tudo sonhar e desejar. Precisa levar tudo muito a sério. Portanto se informe (procure o Sebrae), invista tempo, dinheiro e muito amor. Não é nada fácil qualquer começo, porém é preciso determinação.
Se hoje trabalha numa empresa, seja antes um intraempreendedor. Este é um ótimo exercício. Como? Colocando-se no lugar de seus superiores. Assim irá compreender melhor como funciona a dinâmica dos negócios.
Pessoas acostumadas com estabilidade (carteira assinada e benefícios) estranham a idéia de se aventurar. Afinal, terá que gerir muito bem seus recursos financeiros também. Faça o que mais gosta e será feliz. Eu garanto!

Gostou? Indique para um amigo. Clique aqui!
------------------------------------------------------------------------------------
Débora Martins é jornalista, consultora e palestrante organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos.
Contrate. Acesse o site: http://www.deboramartins.com.br/

3 comentários:

  1. Débora, adorei a tua idéia da Foto da Semana. Sensacional! Como deve ser uma boa idéia. Simples, direta, ousada e barata. Estava ali, à frente de todos e ninguém viu a viu antes de ti. Genial! Podes ficar certa que vai haver um "mundão" de blogueiros copiando.
    É daquelas idéias que todo mundo exclama "Como é que não pensei nisso antes?"
    São estes "toques geniais" que marcam o teu "diferencial" na corporação e me fazem ser parte do teu imenso fã-clube.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Débora,
    Não resisti e publiquei, na Oficina de Gerencia, um post onde rendo uma homenagem à sua idéia das "Fotos da Semana". Espero que goste.

    ResponderExcluir
  3. Bons conselhos voçê nós enriquece com suas dicas pricipalmente quem esta aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho que ja esta tão disputado pela falta de vagas.

    ResponderExcluir